Veja dicas para evitar o envelhecimento da região do pescoço

Dermatologistas trabalham com tratamentos específicos para manter o aspecto jovem do colo

Foto: Stock Photos

Dizem que a idade de uma mulher se vê pelo pescoço, mas isso não precisa ser verdade. Apesar de a maioria dos tratamentos de pele ser – tradicionalmente – voltada para outras regiões do corpo, os dermatologistas já têm opções específicas para manter o aspecto jovem do colo. Trabalhar para evitar rugas e manchas nessa região deve ser parte do ritual diário de beleza, recomenda a dermatologista Vanessa Penteado. Por ser uma pele muito fina e sensível e possuir uma quantidade menor de glândulas sebáceas em comparação com outras partes do corpo, ela fica mais facilmente flácida, ressecada e enrugada. Confira as dicas e previna o envelhecimento:

Não durma de lado: um dos primeiros cuidados – e dos mais inesperados – é com a posição em que você dorme. Deitar de lado favorece o aparecimento de rugas que, sem tratamento, podem se tornar permanentes e profundas.

Ritual diário: além de hidratar bem a pele, é importante protegê-la do sol. De manhã, um filtro solar com hidratante e fator de proteção 15, no mínimo; pode ser o mesmo que você usa no rosto. À noite, aplique cremes à base de alfa-hidroxiácidos ou ácido retinóico, que estimulam a produção de colágeno – e previnem o envelhecimento. O sol causa manchas marrons e avermelhadas, chamadas poiquilodermia, que devem ser tratadas o quanto antes. Além delas, ele é responsável pela flacidez, pois acelera a perda do colágeno. A dematologista recomenda o uso de cremes antioxidantes e com vitaminas A, D e E, que previnem o ressecamento e o envelhecimento do colo.

– Os hidratantes compostos dessas vitaminas e antioxidantes preservam as células de colágeno e fibras de elastina. Além de diminuir os problemas desencadeados pelo sol – explica.

Peeling químico: alguns tratamentos estéticos, como o peeling químico, podem complementar os efeitos dos cuidados diários. No procedimento, que é recomendado para prevenir e tratar as manchas do colo, é realizada uma esfoliação na pele com o uso de ácidos. Pode ser superficial ou profundo, dependendo do tipo de ácido usado, e tem a finalidade de atenuar rugas finas, clarear manchas, melhorar o aspecto de cicatrizes provocadas pela acne e tratar o envelhecimento precoce.

Laser fracionado CO2: com efeito semelhante ao de um peeling profundo, o laser combate os sinais do envelhecimento e melhora rugas finas e flacidez. O número de sessões varia de quatro a dez, e ao final a pele fica mais lisa e firme.

Toxina botulínica: injeções de toxina botulínica (o botox) nas áreas de pele que apresentam alguma irregularidade. Com recuperação praticamente imediata, os resultados podem duarar até quatro, dependendo do tipo de pele.

– Após algumas aplicações, o músculo perde o seu movimento usual e as rugas ficam atenuadas de forma praticamente definitiva. Esse tratamento é indicado para rugas faciais, no colo e pescoço – conta Vanessa.

Cuidados no dia a dia

Outras dicas importantes de pequenos cuidados com a pele do colo:

– Evite tomar banho com água muito quente
– Seque a região do colo sem esfregar, com pequenos toques da toalha
– Faça uma esfoliação suave na região uma vez por semana, seguida de hidratação
– Faça exercícios de ginástica facial. Eles ativam o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea, deixando a pele do pescoço e do colo mais rígida.

Leia mais
Comente

Hot no Donna