Veja o que vitaminas e ativos naturais podem fazer por sua beleza

Produtos para pele e cabelos investem em novidades na fórmula

Foto: Divulgação

O Brasil ocupa o terceiro lugar no mercado de cosméticos orgânicos e estima-se que em 2012 o setor cresça 7,4%. Tais números comprovam a preocupação crescente dos brasileiros com a beleza, tanto mulheres quanto homens, como também o interesse em consumir produtos que contenham matéria-prima natural em sua composição.
Numa época dominada pela tecnologia, são os ativos naturais que fazem a diferença.

São milhares os produtos disponíveis no mercado, provenientes de fontes sustentáveis e desenvolvidos para atender a demanda de um consumidor cada vez mais consciente. Diante de tanta escolha, que tal conhecer mais sobre as qualidades dos ativos nacionais?

Açaí: propriedades nutritivas, revitalizantes e hidratantes. Age como antioxidante e contém ácidos graxos essenciais (Ômegas 6 e 9) e fonte de vitamina C. Cremes e séruns anti-idade são apenas dois exemplos de produtos que contam com os ativos do açaí;

Andiroba: ação anti-inflamatória, repelente natural de insetos. Indicado para uso em formulações cosméticas para renovação cutânea;

Buriti: Rico em carotenóides, precursor da vitamina A, confere ações anti-idade e é indicado para o uso em protetores solares, tratamento pós-sol, bronzeadores e antioxidantes.

Cupuaçu: Promove hidratação duradoura e auxilia na recuperação da elasticidade da pele. Entre as aplicações indicadas estão a utilização na composição de cremes hidratantes e anti-idade. As informações são da empresa Beraca.

E já que o tema é cosméticos, que tal também apostar em produtos que contenham vitaminas? Como não podem ser produzidas pelo organismo humano, devem ser obtidas através da alimentação diária. Elas desempenham um papel fundamental para que a pele e o cabelo fiquem saudáveis. Cada vitamina tem uma ação diferente: conheça as recomendações abaixo, indicadas pela química Renata de Castro, da Sther, e procure a indicação no rótulo dos produtos nas prateleiras.

Vitamina A: ajuda a manter as células da pele saudáveis, é eficaz na remoção de acne, estrias, cicatrizes, rugas, quando aplicado sob a forma de cremes e ainda combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento e estão associados a algumas doenças.

Vitaminas do complexo B: ajudam a normalizar as funções da pele e cabelo, atuando na proteção contra agressores externos.

Vitamina E: é utilizada como antienvelhecimento. Por ser antioxidante, combate os radicais livres, agindo contra os raios UV. Além disso, ajuda na manutenção da cor dos cabelos.

Vitamina C : possui propriedades hidratantes e ainda fornece propriedades esfoliantes naturais e de limpeza, tornando-se uma importante vitamina para a pele. Por ser um poderoso antioxidante, auxilia na proteção contra os danos do sol.

Vitamina B5:  ajuda a prevenir o ressecamento do cabelo, repara os danos mecânicos e os danos causados por tratamentos químicos, penetra na fibra capilar e devolve a umidade natural dos fios e reduz a formação de pontas duplas.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna