Inspire-se no cabelo de Carolina Castilho, a personagem de Juliana Paes em “Totalmente Demais”

Por Isabel Ribeiro*, O Globo

Na pele de Carolina Castilho, uma ambiciosa diretora de revista em ‘Totalmente Demais’, Juliana Paes mescla sensualidade e elegância sóbria na medida. Prova disso é que sua vilã conquistou em cheio o público no quesito aparência. Dona de um figurino bem-cortado, com roupas de tons clássicos e sem estampas, a personagem workaholic transmite seriedade na profissão ao mesmo tempo em que denota feminilidade usando peças que valorizam suas curvas. Mas o cabelo da personagem também tem chamado a atenção de quem a assiste na novela.

:: Para inspirar! O estilo da editora de moda Christine Centenera, musa de Kim Kardashian
:: Unhas afiadas, cor branca e desenhos geométricos: as tendências de manicure para o verão 2016

Cabeleireiro de Juliana de longa data, Tiago Parente, do TP Beauty Lounge, salão do Rio de Janeiro, endossa que o look da todo-poderosa da novela das sete tinha mesmo de ser sóbrio, elegante e sexy, e aponta os caminhos percorridos para chegar ao resultado.

— Fizemos um corte long bob com base reta e frente levemente repicada. Escolhemos um tom castanho com nuances em chocolate, que foi obtido com uma tonalização dos fios. O cabelo liso total é realçado por um finalizador que dá polimento e brilho — explica ele.

juliana-paes-como-carolina-castilho-em-totalmente-demais-6

Quanto à estilização, que acabou virando um traço forte da imponente morena do folhetim, pode ser resumida, segundo Tiago, como “um cabelo com risca central e os fios da frente colocados atrás da orelha, podendo estar soltos (como acontece nos eventos sociais da novela) ou presos em um rabo de cavalo”.

:: Vem ver! O look de Claudia Leitte na estreia da nova temporada do The Voice

Penteado preso

O rabo baixo, que tanto combina com a vida corrida da personagem, pode parecer até bastante banal. Mas o glamour da jornalista da trama está aí mostrando o contrário. O que o separa de um simples preso na linha ‘vou faxinar a casa’ ou ‘hoje não tive tempo de me arrumar’ é todo um preparo que esse look envolve. O primeiro passo para copiá-lo é caprichar na higiene dos fios.

Para a hairstylist e educadora Luciana Rosa, de São Paulo, se o penteado for feito com o cabelo sujo, o resultado será de desleixo e excesso de oleosidade. Por isso, o ideal é investir na lavagem.

— Lavar com xampu duas vezes e só aplicar o condicionador nas pontas se houver necessidade — acrescenta o cabeleireiro Warren Norton, do Las Ninãs Hair, salão paulistano.

juliana-paes-como-carolina-castilho-em-totalmente-demais-7

Outra importante etapa é a secagem. Antes de se iniciar a escova lisa, Warren orienta aplicar um termoprotetor nos fios e, na sequência, espalhar uma bolinha de mousse da metade do comprimento para as pontas. Na etapa posterior, que consiste em fazer a risca do cabelo com o cabo fino de um pente, vale lançar mão de uma pomada mais emoliente para demarcar bem o traçado. Depois é só recolher o cabelo na parte de trás e prendê-lo na altura da nuca com um discreto elástico. Quem preferir, pode usar uma pequena mecha do rabo de cavalo, passar em volta do elástico e prendê-la com um grampo.

— Dá um acabamento mais sofisticado — diz Luciana Rosa.

:: #LookDoDia: as escolhas de Kate Middleton para compromissos oficiais da família britânica
:: Editorial! Heroínas da ficção inspiram looks poderosos para você entrar na onda

O cabelo de Carolina é construído em cima de fios meticulosamente bem escovados, mas uma mulher de cabelo cacheado pode apenas se inspirar na personagem, sem necessariamente fazer igualzinho.

— A escova deve ser feita apenas se não tirar a personalidade da mulher de cabelo crespo — salienta Luciana.

carolina-julianapaes

Quanto ao tipo físico e a idade, o rabo de cavalo contempla um público amplo. Até mesmo quem tem testa grande (característica que ficaria mais evidenciada com os fios presos) pode se beneficiar com um penteado igual ao da vilã. Segundo Warren, uma risca marcada desvia o foco da testa e o conjunto fica mais harmonioso.

Um detalhe, entretanto, fará diferença na produção de qualquer mulher que investir nesse visual: o jeito estiloso e atraente da personagem não advém apenas do penteado, como mencionado no início da reportagem.

— Ela também usa outras ferramentas como roupas maravilhosas, salto, make-up impecável, brincos, etc — reforça Luciana Rosa.

O bom é que, segundo a consultora de beleza, se uma mulher comum usar as mesmas ferramentas com cabelo preso, pode ficar tão ou mais sexy que Carolina.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna