Vitamina C é aliada na hidratação e combate ao envelhecimento da pele

Não faltam motivos nobres para usar a vitamina C. Considerada um poderoso antioxidante, ela combate a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular; estimula a formação de colágeno, deixando a pele mais firme e com menos rugas e linhas de expressão; diminui o impacto da radiação solar sobre a pele e tem efeito clareador, uma vez que regula e diminui a produção excessiva de melanina. Desejosas de uma pele bonita e bem cuidada, mulheres têm investido na aplicação tópica da vitamina C, que, comprovadamente, demonstra eficácia, assim como o velho conhecido ácido retinoico. A dermatologista Luciana Saraiva, de São Paulo, é uma entusiasta da vitamina C, que tem a capacidade de hidratar e restaurar a pele ao primeiro sinal de envelhecimento.

– Ela devolve a luminosidade à pele opaca. Dá brilho e quem usa exibe um ar de pele tratada – afirma a especialista, enfatizando que os benefícios são tanto para as peles jovens quanto para as maduras.

Há tempos, a vitamina C é adorada pelos dermatologistas e tornou-se um ingrediente comum nos cosméticos anti-idade. A novidade do momento é a descoberta de novas tecnologias a fim de melhor estabilizar e viabilizar sua utilização nos produtos. Isso porque a vitamina C é uma substância altamente instável, que oxida e perde as propriedades com muita facilidade, o que sempre foi um desafio para a indústria cosmética.

Mais para cuidar da pele
:: 5 produtos indispensáveis para hidratar a pele no inverno
:: Aproveite a estação do frio para investir em tratamentos para a pele
:: Você sabia? Esfoliação adequada ajuda a potencializar tratamentos de beleza

Segundo Luciana, a explosão da vitamina C neste momento e a alta procura nos consultórios contemplam também o fato de seu uso na cosmética ter evoluído com estudos a respeito da pele da brasileira. Há produtos com grande penetração sem deixar a pele pesada.

– Sem falar que também há produtos com a combinação de vitamina C, vitamina E, ácido ferúlico e outro ativo, o florentin, que melhoram a firmeza da pele – observa a dermatologista.

Pesquisa realizada pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, comprovou que uma das melhores condições de aproveitamento máximo da vitamina pela pele é ela estar em um veículo com pH ácido (até 3,5), como o sérum. Por isso, é bastante usual encontrar no mercado antiages à base de vitamina C nesse tipo de textura.

:: Blog Por Aí: 5 dúvidas que temos sobre a vitamina C

Fresh orange fruit

Outra descoberta do mesmo estudo é que a concentração máxima da vitamina no produto deve ser de 20%. Acima disso, os efeitos não são tão eficientes. Há, ainda, a preocupação com a embalagem, que deve oferecer garantias de armazenagem da molécula nos produtos. É necessário que elas impeçam a passagem de luz, ar e calor, e geralmente são na forma de bisnaga com bico dosador.

Raras pessoas têm contraindicação. A vitamina C é indicada para qualquer tipo de pele e pode ser usada o ano inteiro (manhã e noite). Mas fica o alerta: estudos comprovam que 50% do que se faz para proteger a pele do envelhecimento ainda é de responsabilidade do filtro solar.

Poderosos! 8 produtos com vitamina C que vão transformar sua pele

Recomenda-se usar os cremes com vitamina C de uma a duas vezes ao dia após lavar o rosto com água e sabonete líquido ou espuma. Alguns produtos são mais indicados para a noite, pois têm maior concentração de vitamina C, mas a maior parte deles pode ser utilizada durante o dia sem causar danos à pele

O creme deve ser passado em todo o rosto, pescoço e colo, mas nunca em grande quantidade. O equivalente a um grão de ervilha é suficiente. A melhor forma de aplicar no rosto é colocar a pequena quantidade na ponta do dedo e fazer várias “pintinhas” com o creme em todo o rosto, e espalhá-lo a seguir. Assim, garante-se que o produto fica bem espalhado e na quantidade ideal, evitando que a pele apresente aparência de oleosa ou pegajosa.

Efeito estético

• Hidratante
• Antioxidante
• Firmador da pele
• Combate radicais livres
• Antirrugas
• Clareia olheiras
• Protetor solar, protege contra raios ultravioleta
• Clareador de manchas (melasmas, manchas de acne e sol)
• Estimula a produção de colágeno

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna