Zero pontas duplas: saiba como se livrar dos fios ressecados e ásperos

Problema é resultado de falta de hidratação e desgaste da fibra capilar

Silicone envolve a cutícula capilar com uma película protetora e ajuda a unir as pontas duplas
Silicone envolve a cutícula capilar com uma película protetora e ajuda a unir as pontas duplas Foto: Reprodução

Piscina, mar, sol, secador e chapinha. Não tem cabelo que resiste à maratona de agressões. O efeito indesejado desta falta de cuidado com madeixas são as pontas duplas, que dão aos fios um aspecto ressecado e áspero.

O problema é resultado de falta de hidratação e desgaste da fibra capilar. Poluição, ar seco, vento, excesso de tratamentos químicos (descolaração, progressivas, tintura) e o uso de produtos de baixa qualidade também podem prejudicar os fios.

Segundo a consultora técnica, da Condor Marília de Souza, as mulheres tentam driblar o aparecimento das pontas duplas com hidratação e massagens capilares.

? No dia-a-dia, o problema incomoda, mas sua solução acaba sendo adiada. Desta forma, os fios quebradiços e sem vida, podem “detonar” aquele penteado especial. E é neste momento que bate o desespero.

Atualmente, o mercado de cosméticos conta com diversas opções para ajudar de maneira prática a solucionar temporariamente o problema.

O silicone é uma das opções, mas deve ser usado com moderação. Ele envolve a cutícula capilar com uma película protetora, ajuda a unir as pontas e desembaraçar, dando movimento natural ao cabelo. O uso exagerado deixa o cabelo com aspecto pesado e com cara de sujo.

Dicas para acabar de vez com as pontas duplas:

? Corte o cabelo regularmente ou no máximo de três em três meses. Dois centímetros são suficientes para manter a madeixa em dia, bem cuidada;

? Evite banhos quentes, chapinha e secador. Calor em excesso resseca os fios e contribui para o desgaste dos fios;

? Escolha o shampoo e condicionador não pelo preço e sim por benefícios proporcionados aos fios;

? Faça hidratação de 15 em 15 dias no salão ou em casa semanalmente;

? Alimentação saudável e hidratação são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Beber muita água ajuda a manter a vitalidade do cabelo;

? Uso de reparador de pontas com silicone ou leave-in podem ajudar a minimizar o problema e melhorar o aspecto da madeixa temporariamente;

? Exagerou no uso de algum produto? Use shampoo anti-resíduo uma vez por semana para retirar as impurezas;

? Produtos com filtro solar são ótimos e devem ser utilizados sempre.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna