4 perguntas para saber se você realmente é ou não uma pessoa de sucesso

Por Semadar Marques
Especialista em Empatia, Liderança Colaborativa, Propósito de Vida e Inteligência Emocional. 
Responda rápido e sem pensar:  o que é sucesso para você?
Quando toca-se neste assunto, a primeira coisa que vem em mente está baseada no que é mais importante e precioso para cada um. E a estas questões significativas costuma-se chamar valores internos, que norteiam escolhas, metas e os desafios que você estipula para si mesmo.
Travis Bradberry é coautor premiado do best-seller Inteligência Emocional 2.0  e fundador de uma consultoria que atende mais de 75% das empresas que compõem a publicação americana Fortune 500. Recentemente ele divulgou em seu site um estudo realizado pela Universidade Strayer, constatando que 90% dos americanos acreditam que a felicidade é o maior indicador de sucesso, mais do que poder, posses, ou prestígio.  Para 67% dos participantes da pesquisa, sucesso é definido como  “boas relações com amigos e família”, e 60% deles disseram que é amar o que você faz para viver. Apenas 20% afirmaram que a riqueza financeira e status determina a sensação de êxito na vida.
No entanto, Travis ressalta que há uma diferença grande entre dizer e fazer. Para a maioria das pessoas ainda é difícil conter o sentimento exagerado de admiração e algumas vezes de comparação  quando estão frente a alguém com uma bela casa, altos cargos ou amigos mais influentes. “O problema não é a sua falta de brinquedos; É acreditar que os brinquedos indicam o verdadeiro sucesso. Se você se preocupa por ainda não considerar-se bem sucedido, talvez esteja se avaliando pelos critérios errados. ” diz.
Mas se depois de ler isso, você ainda não tem ideia de como avaliar se está tendo sucesso, seja no âmbito profissional ou pessoal, preparei-lhe algumas perguntas rápidas, baseadas nos princípios desenvolvidos por Travis. Elas irão lhe provocar a reflexão sobre o que realmente é importante para construir uma vida recheada de resultados consistentes.
1 – Você se acha o centro do universo?  
Considerar-se um vitorioso e agir levando em conta apenas o que é bom para si mesmo é uma ilusão. Sucesso verdadeiro tem tudo a ver com saber relacionar-se e se colocar no lugar dos outros, valorizando sentimentos alheios.  Para aqueles que ainda não conseguem, uma dica: quem não se importa muito com os sentimentos dos outros, costuma estar distante dos seus, mascarando-as com conquistas puramente materiais. Escute a si mesmo primeiramente e entenda o real motivo de ainda não ter desenvolvido esta capacidade. E saiba: não desenvolver esta capacidade lhe distanciará muito do verdadeiro sucesso.
woman-hand-desk-office
2 – Consegue entender que nenhum fracasso é para sempre?
Saber perder é uma arte. Infelizmente grande parte de profissionais ainda tem uma visão imediatista em desprezar aquilo que sai errado e não percebe que os maiores avanços são antecedidos por momentos de frustração. Ainda tem dificuldade em encarar suas derrotas? Então tente ao menos uma vez exercitar o pensamento contrário e enxergá-los sob o ponto de vista do aprendizado.  Para ter sucesso é preciso aceitar que são justamente os momentos de engano que obrigam você a pensar de forma diferente, a olhar fora da caixa e encontrar a solução mais criativa.
3 – Você sabe pedir ajuda?  
Buscar socorro sem dificuldades costuma ser um sinal de maturidade emocional. Mostra que você venceu a vergonha em se expor e não necessita mais se mostrar perfeito. Se você ainda tem dificuldade em pedir auxílio, pergunte-se exatamente do que tem medo e como pode fazer para minimizá-lo daqui para frente. Tenha certeza que este é um fator fundamental que irá definir seus êxitos futuros.
4 – Você aceita o que não pode mudar e muda o que está ao seu alcance?  
Se um furacão vem em sua direção, você não o pode controlar. Mas se aceitar este fato, pode encontrar soluções que atenuem sua passagem. Se sua empresa passa por uma readequação e você é demitido, cada minuto que passa negando esse fato só atrasa tudo que está a sua espera no futuro. Você é capaz de seguir em frente somente quando você começar a explorar  opções e fazer planos para mudar o que estiver ao alcance. Assumir a responsabilidade por transformar as coisas que você não gosta sobre a sua vida é um dos maiores indicadores de sucesso.
red-hands-woman-creative
Resumindo: Não é somente porque você não tem um cargo invejável em uma grande empresa ou ainda não ganhou seu primeiro milhão que precisa sentir-se um fracasso. O sucesso real independe das circunstâncias. Ele vem dos valores que você anda cultivando aí dentro e pode sim, ser estimulado e desenvolvido para você aproveitá-lo da melhor forma.
Leia mais
Comente

Hot no Donna