5 dicas para se sair bem em entrevistas de emprego

Foto: Pexels, reprodução
Foto: Pexels, reprodução

Por Cristiane Pacheco,
Coach de liderança e recolocação profissional

Com temas tão distintos quanto consertar chuveiros ou criar turbantes, corte com serra tico-tico e ginástica íntima, a Feira de Profissões Para Mulheres! movimenta a Usina do Gasômetro neste sábado com oficinas, palestra, bate-papo e feira de serviços e produtos. Donna convidou as ministrantes de dois workshops para compartilhar com as leitoras suas principais dicas.

PROGRAME-SE

♦ Feira de Profissões
♦ Neste sábado, das 14h às 20h, na Usina do Gasômetro
♦ Veja a programação em fb.com/Profissionaismulheres

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Cristiane Pacheco ministra a oficina “Aprenda como potencializar suas competências na entrevista de emprego”, às 17h deste sábado.

Ser chamado para uma entrevista de emprego é sinal de que seu currículo atendeu ao objetivo. Fique feliz! A gente sabe, porém, que essa notícia pode trazer muitas dúvidas. Para se sair bem, preste atenção nas dicas:

1 – Autoconhecimento

Lembre-se: o entrevistador não lhe conhece, então cabe a você se apresentar. Você realmente se conhece? Escreva tudo o que puder para se descrever. Quem é você? Quais são as experiências pessoais e profissionais que lhe tornam a pessoa perfeita para esta vaga? Estas experiências devem aparecer na conversa, de forma natural e no momento certo.

2 – Pretensão salarial

Muitas pessoas não sabem mesmo o que responder quando esta pergunta é feita. Não existe uma resposta padrão. O que existe é pesquisa. Descubra quanto o mercado está oferecendo para vagas como esta, pesquise como a empresa que está lhe entrevistando é vista no mercado. Saiba quanto você quer ganhar e o mínimo aceitável. Ao informar sua pretensão, deixe claro que está aberta a negociações e que gostaria de saber informações sobre o pacote de benefícios.

3 – Conheça a empresa

Faça seu trabalho de campo. Quando receber a ligação para agendar a entrevista, pergunte qual é a empresa e qual a vaga. Pesquise sobre tudo. Não confunda conhecer a empresa com ser consumidor de seus produtos. Conhecer a empresa é saber seus valores, setor de atuação, modelo de gestão, horários etc. Aprenda quando usar essas informações a seu favor. O entrevistador não vai perguntar se você sabe o modelo de gestão da empresa, mas durante a entrevista podem surgir perguntas para avaliar sua aceitação e adaptação a tal modelo.

4 – Por que devo escolher você?

Esta pergunta é muito comum, mas são poucos os candidatos que conseguem mostrar ao entrevistador um motivo apenas. Lembre-se que os demais candidatos devem ter o currículo muito parecido com o seu, então a resposta não estará no que você colocou lá. O que você pode ter de diferente? Seu engajamento, a dedicação, o comprometimento, o envolvimento, a resiliência e muitos outros: “Não conheço os demais candidatos e acredito que todos devem ser muito bons e preparados, mas você deve me escolher por ser uma pessoa em que vai encontrar… (diga algo que você possui e seja essencial para a vaga e esteja nos valores da empresa)”.

5 – Fechamento positivo

Elabore suas respostas com fechamentos positivos. A conversa normalmente segue uma sequência, e o gancho para a próxima pergunta está relacionado ao final da resposta anterior. Se terminar com “Então fui desligada da empresa”, o recrutador irá entrar no assunto “desligada”. Se mudar esse término para “Completei X tempo nesta empresa e agora estou aqui conversando com você, pois estou em busca de uma nova oportunidade”, estará plantando o gancho “oportunidade”.

 

Leia mais
:: Como evitar brigas de casal por causa de dinheiro
:: Tempo é dinheiro: como se organizar para controlar melhor suas finanças
:: Mulheres empreendedoras: flexibilidade de horários em troca de mais trabalho

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna