6 passos para melhorar seu network e atrair mais oportunidades de trabalho

Foto: reprodução Pexels
Foto: reprodução Pexels

No mercado de trabalho, criar sua rede de contatos é um passo importante e pode abrir muitas portas. É através das pessoas que conhecemos em empresas que já trabalhamos, em workshops e palestras que novas oportunidades podem surgir. Seja qual for sua área de atuação, network vai muito além de adicionar contatos no LinkedIn.

Para Fernando Bottura, especialista em empreendedorismo e administrador do Gowork, aqueles que compreendem a eficácia de estabelecer parceiros alcançam um crescimento mais rápido, principalmente em função de indicações seguras. E para aprimorar essas importante conexões, ele dá as dicas abaixo, que facilitam seus negócios e podem melhorar seu desempenho no meio profissional.

Foto: reprodução Pexels

Foto: reprodução Pexels

1 – Apareça!

Quem não é visto, não é lembrado. Mesmo que você seja uma pessoa introspectiva, busque marcar presença em locais frequentados por aqueles que podem gerar negócios e lute contra a timidez. Não esqueça de, sempre que possível, divulgar suas ideias.

2 – Não crie inimigos

Muitos profissionais possuem uma postura negativa e criticam qualquer serviço que não seja o próprio. Esse comportamento não pega bem, sem contar que, se o comentário chegar a pessoa alvo, pode causar indisposição e inimizades.

3 – Busque agregar

Profissionais são sempre agregadores, seja de conteúdo ou de pessoas. Para ficar sempre a par dos temas pertencentes à área, busque atualizações constantes. Para agregar reconhecimento, tente criar uma corrente de profissionais de áreas relacionadas à sua, assim você terá profissionais para indicar e se tornará referência entre os contatos.

Foto: reprodução, Pexels

Foto: reprodução, Pexels

4 – Cada um no seu quadrado

Evite oferecer serviços para áreas que não são a sua especialidade. Cada pessoa atua em um ramo e isso deve ser respeitado, pois gera mais respeito e troca de indicações.

5 – Seja precavido

Tenha sempre seu cartão de visitas. Possibilidades de negócio podem surgir a qualquer momento e as pessoas que precisam do seu serviço podem estar nos lugares que você menos espera.

6 – Não exagere

Existe uma linha muito tênue entre ser uma pessoa de network e ser inconveniente. Para não extrapolar, se policie. Esteja atento para não ser invasivo e lembre-se de que, muitas vezes, o simpático pode estar forçando a amizade.

Leia também
:: 10 coisas que só você pode fazer para tornar sua carreira melhor
:: Hey, mulheres, por que não falamos mais sobre dinheiro?
:: Como investir? Conheça as possibilidades para fazer seu dinheiro render em 2017

As últimas do Donna
Comente

Hot no Donna