Agora vai! Seis passos para alavancar sua carreira em 2018

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Camila Maccari, especial

Que tal aproveitar o ânimo renovado com a virada de ano e focar em dar um up na sua carreira? O trabalho geralmente consome uma grande parte do seu dia e, quanto mais feliz e realizada na sua profissão, melhor será seu 2018.
As coaches de carreira Cecilia Barreto e Fernanda Costa compartilham dicas para você pôr em prática e crescer profissionalmente. Confira!

1) Descubra onde quer chegar

Quando você sabe exatamente o que quer, suas escolhas passam a ser mais conscientes e sustentáveis e é possível focar com mais clareza. Percebeu que se sente estagnada? Hora de movimentar as coisas.
– Se uma promoção não é viável neste momento, por exemplo, corra atrás do que está em suas mãos. Quem sabe uma nova função, um curso diferente, um processo de coaching. O importante é sentir que está acontecendo essa movimentação – afirma Fernanda.

2) Planeje-se

Dedique algum tempo para entender exatamente onde você está e para onde deseja ir.
– Também fica mais fácil criar um plano e traçar metas depois que você sabe que caminho tem pela frente. Prepare-se: o que você vai precisar, quais serão suas atitudes, quais os prazos, quem pode ajudá-la? Como nem tudo sempre vai estar sob seu controle, concentre-se no que você pode fazer para se aproximar de seus objetivos e comece já – ensina Cecilia.
E, depois de dedicar esse tempo estabelecendo metas, fica mais difícil deixar os projetos de lado e continuar no mesmo lugar.

3) Identifique suas habilidades

Quando você conhece bem seus pontos fortes, fica mais fácil explorar todo o seu potencial. Sempre que possível, abrace projetos que combinem com você e que lhe permitam usar toda sua criatividade. Mas também fique de olho em suas fraquezas, para traçar um plano de ação e lidar com elas.
– As empresas não procuram profissionais perfeitos, mas profissionais que estejam dispostos a se desenvolverem. Pessoas que ouvem um feedback negativo e têm capacidade de reverter aquela situação – afirma Cecilia.

4) Invista em você mesma

As coaches destacam que quem acha que está pronta tem grandes chances de ficar para trás. Isso porque o mercado é competitivo, e novidades surgem a todo momento.
– Em 2018, assuma uma postura de curiosidade e invista em cursos, palestras, aperfeiçoamento e especializações. São eles que lhe darão ferramentas para novas oportunidades profissionais e proporcionarão não só novas experiências como também novas competências, habilidades e possibilidades – diz Fernanda.

5) Não se esqueça do networking

Ter um bom networking é fundamental tanto para quem está dentro de uma organização como para quem é empreendedora. Para Fernanda, a prática aumenta as possibilidades de negócios e deve ser feita de forma natural e espontânea:
– Não é a quantidade e, sim, a qualidade dessas relações profissionais que vai fazer você ter uma boa rede. Entenda que essas relações devem ser uma conexão de troca, um verdadeiro envolvimento com os seus contatos e não somente quando você precisa de algo. Ou poderia soar como uma falsa aproximação.
Fernanda lembra que, antes de tudo, as organizações são feitas por pessoas e, se você prestar atenção, a maioria delas tem algo a acrescentar à sua carreira:
– Em eventos, busque entrosamento com novas pessoas e, em vez de ficar falando somente sobre si e seus negócios, faça perguntas, demonstre interesse genuíno, construa uma boa conversa e não se esqueça de fazer contatos recorrentes com essas pessoas.

6) Conheça bem a empresa

Há competências reconhecidas em todos os ambientes de trabalho, como disciplina, determinação e bom relacionamento. Mas há outras específicas de cada empresa, de acordo com os valores que a organização segue, como destaca Cecília:
–Saber o que a empresa espera de você é muito importante para ser reconhecido, e, para isso, é importante que haja uma conversa honesta com seu gestor.

Leia mais:
:: Como os relacionamentos pessoais podem ditar o rumo da sua carreira
:: 5 dicas para mulheres que buscam uma carreira de sucesso

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna