Deu vontade de desistir? Dicas para manter o foco em seus objetivos profissionais

Por Semadar Marques
Especialista em Empatia, Liderança Colaborativa, Propósito de Vida e Inteligência Emocional

Não jogar a toalha quando tudo parece conspirar contra nossos planos. Você pode planejar e calcular sua estratégia meticulosamente, mas não pode prever como as coisas irão sair na prática. Seja na sua própria empresa ou na carreira, a vida vai lhe testar o tempo todo. Encarar os desafios que aparecem sabendo segurar a onda e manter a confiança em seus projetos irá lhe distinguir e impulsionar para a direção certa.

Mas como conseguir lembrar de seus objetivos quando tudo parece desabar em sua cabeça? Listei algumas dicas que vão lhe auxiliar a ter foco e encarar o jogo sem deixar o desânimo tomar conta.

Tenha em mente suas metas
Quando você traça um propósito alinhado ao que acredita e ao que lhe inspira, fica mais difícil se abalar com as dificuldades. Portanto, tenha metas e objetivos que lhe incentivem e lembre-se deles nos momentos em que as contrariedades aparecerem. Elas parecerão mais leves quando você evocar o sentido de suas ações e para onde estão lhe conduzindo.

Pare de se queixar e arrume o que fazer
A atitude mais fácil na hora do apuro é a lamentação. Perceba que, na grande maioria das vezes, quem adere à lamúria está, na realidade, arranjando uma desculpa para disfarçar o medo de agir e por isso joga a responsabilidade em alguém. Jogadores com autopiedade nunca ganharam nada, então, por favor, não caia nesta armadilha. Quando o aperto e a crise aparecerem, tenha em mente que sempre há uma solução. E arrume coragem para criá-la.

exausta

 

Faça pausas e relaxe
A rotina e a correria do dia a dia podem ser impiedosas, por isso fazer pausas e diminuir o ritmo são fatores fundamentais. Atletas de alta performance entendem isso muito bem. Sua mente é exatamente como os músculos do seu corpo, carece de descanso para recuperar a energia. Por isso, em períodos de turbulência, dê-se um tempo. Procure atividades que lhe deem prazer, mude de cenário, caminhe junto à natureza ou mesmo dê-se ao luxo de não fazer nada. Eu lhe garanto que, quando retornar, terá uma visão diferente dos fatos e talvez até tenha insights que lhe conduzam a soluções.

Leia também
:: 4 perguntas para saber se você realmente é ou não uma pessoa de sucesso

:: Perdeu o emprego? 7 dicas para dar a volta por cima e recomeçar
:: Networking de sucesso: 4 passos para aproveitar sua rede de contatos

Parece difícil mas, por favor, mantenha-se positivo
Encarar o futuro com confiança, independentemente dos contratempos, é uma condição essencial para quem quer conquistar algo. Se você ainda não consegue ver o lado positivo e acreditar que tem condições de realizar, mesmo nas piores situações, exercite! Otimismo é uma prática e se você treinar bastante, com o tempo, se tornará um hábito e fluirá naturalmente.

Lembre-se: você ainda tem muito o que agradecer.
Liste as coisas bacanas que você conquistou até aqui e não deixe de valorizá-las. Rememorar isso lhe dará disposição para conquistar ainda mais. Reconheça o quão longe você já chegou e quem esteve ao seu lado para isso.
Ser grato aumenta sua autoestima, ajuda a lidar com a ansiedade e o desânimo e fortalece as suas relações, o que é fundamental em momentos de stress.

A trajetória profissional é cheia de dúvidas, medos e incertezas. Saber manter a fé é um teste que provará a resiliência, foco e capacidade de adaptação. Até pode ser que chegue um momento que você realmente precise jogar a toalha e desistir de seus sonhos. Mas você precisa estar alinhado aos seus valores e reais interesses para perceber isso. Então, mantenha-se inspirado, lembre-se o quão longe você já chegou e cuide-se sempre. Você verá os resultados.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna