DWI2017: cursos ensinam estratégias de marketing para mercado da moda

Foto: Vini Dalla Rosa
Foto: Vini Dalla Rosa

No último dia do Donna Week Iguatemi, evento realizado por Revista Donna e Iguatemi Porto Alegre com apresentação de Renner, dois workshops de moda, com curadoria da Share, ensinaram estratégias digitais para marcas de moda. Às 13h30min, o especialista em campanhas para relacionamentos de marca Fernando Horlle falou sobre Estratégias de Lifestyle marketing na indústria da moda e,  às 15h, Maria Helena Castagna, especialista em mídia e performance, e Kim Gesswein, gerente de conteúdo e inovação na Paim Comunicação deram o curso Estratégia Digital & Marcas de moda.

Fernando afirma que uma das formas mais efetivas de fazer a sua marca ser reconhecida é criar uma comunicação eficiente com o seu público. Uma das técnicas que potencializam essa comunicação é o lifestyle marketing:

– Essa é uma metodologia apurada de comunicação, que aposta em um contato individualizado com o cliente. As campanhas segmentadas já não estavam dando conta de um público tão amplo, já que cada pessoa é diferente e tem uma relação diferente com a marca. É preciso pensar em todas elas e no seu histórico. A ideia é criar uma comunicação levando em conta qual a fase que o cliente tem com a marca.– afirma.

Abaixo, reunimos algumas dicas dos especialistas para você aprimorar as estratégias digitais da sua marca. Confira:

#Entenda a jornada de consumo do seu cliente

Pense que hoje em dia as pessoas já não separam o online do offline e isso também modificou as experiências de compras de cada cliente. Analisar essas informações não é uma exclusividade de grandes marcas: você pode ter acesso a essas informações através de cadastro do seu cliente, saber se essa é a primeira vez que ele comprou seu produto ou se ele está voltando e indique os produtos da sua marca que mais combinem com a situação dele.

# Defina objetivos para os seus canais

Fernando indica explorar vários canais online e definir que tipo de abordagem você vai ter em cada um deles. Se no facebook você fala das promoções da sua loja, no instagram posta fotos dos produtos e no site cria um conteúdo que seja do interesse do seu público, por exemplo. Isso vai ajudá-la a medir os resultados e conseguir analisar o retorno do seu consumidor.

# Invista em relacionamento

Em cada uma de suas redes, dê o retorno e estabeleça um contato com seus clientes. Para Fernando, essa é a técnica mais antiga e certeira.

– Sabe aquela lojinha pequena de bairro? Ela investe pesado num relacionamento com os clientes e sabe que essa é a coisa mais básica. Responder aos comentários e gerar o conteúdo especial para esse seguidor é capaz de aumentar a publicidade indireta, aquela feita no boca a boca e que traz mais consumidores até você – finaliza Fernando.

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