Como fazer do cartão de crédito um aliado para organizar sua vida financeira

Hoje quero escrever sobre algo que nós, mulheres, sentimos bastante: manter em ordem a vida financeira nem sempre é fácil. Há tempos eu procurava o meu próprio modo de arrumar isso tudo, sabe? Aquele jeito prático, em que você ordena as despesas com facilidade e sem sofrimento. Demorou, mas agora encontrei.

Prova disso tive na semana passada, quando estava voltando para casa de uma viagem longa. Em uma das trocas de aeronave sabe o que eu fiz? Acreditem: categorizei os dados dos meus gastos durante o deslocamento e vi como estava a situação até o momento. Antes eu acharia isso uma loucura, algo que não funcionaria para mim. Hoje a descoberta melhorou ainda mais a minha relação com o dinheiro. Que ferramenta é essa?

Um cartão de crédito. Isso mesmo! Na onda do uso da celular como ferramenta para controle financeiro, uma “fintech” (como são chamadas as empresas de tecnologia com foco em serviços financeiros) criou um cartão de crédito que não cobra tarifa e organiza os gastos dos clientes de forma automática em aplicativo de smartphones.

O legal desse cartão de crédito em especial é que você decide o seu limite. Quanto eu posso e quero gastar esse mês? Pronto, isso é o que você tem para consumir, sem sustos no fim do mês. Aí você vai categorizando cada gasto a partir da compra, que é quando você imediatamente recebe o alerta no seu celular.

tela1

As despesas são divididas em 10 categorias como mostra a imagem. Você ainda pode fazer anotações adicionais em cada compra. Vale experimentar a novidade e ver se consegue dar um “up” na vida financeira.

Veja que ao longo do mês o cartão vai te dando uma amostra do quando você já gastou e onde estão concentradas as maiores despesas.

tela2

No meu caso, além da ferramenta do cartão lanço todos os gastos em uma planilha de Excel, onde fica tudo arquivado. O casamento das duas alternativas tem funcionado bem, por isso indico para você aproveitar essa semana pós Carnaval e já começar a realizar os planos de melhorar sua relação com o dinheiro. Veja se o seu banco já oferece essa opção ou vá ao Google e busque por nova geração de serviços financeiros. Lá vão aparecer várias alternativas para escolher.

Enquanto isso, veja alguns passos para ter o cartão de crédito como aliado:

1 – Estabeleça o limite que você pode gastar com o cartão de crédito no mês.

2 – Defina para que tipo de gastos você vai usar o cartão. Pode ser para tudo, desde o bombom de R$ 1 até um eletroeletrônico.

3 – Evite parcelar a compra.

4 – Acompanhe ao longo do mês quanto você já gastou e quanto ainda pode gastar.

5 – Use o aplicativo para entender para qual despesa foi alocada a maior parte do seu gasto, tipo compras, lazer ou outros.

Leia mais
:: Finanças: como identificar os gastos que levam parte da renda sem você se dar conta
:: Finanças em dia: como fugir das influências e gerenciar seus gastos
:: Hey, mulheres, por que não falamos mais sobre dinheiro?

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna