Já ouviu falar em estado de flow? 3 passos para alcançar o ápice em resultados e concentração no trabalho

Foto: Pexels.com. Divulgação
Foto: Pexels.com. Divulgação

Por Semadar Marques
Especialista em Empatia, Liderança Colaborativa, Propósito de Vida e Inteligência Emocional

Já viveu algum momento profissional em que o resultado chegou com perfeição, o tempo passou sem você perceber e nem parecia que estava trabalhando? Aquela situação profissional gratificante em que se sentiu totalmente instigada e entregue e seu desempenho alcançou o nível máximo?

Cientistas da Universidade de Chicago chamaram estes momentos de flow, ou, em tradução livre, fluxo. Tratam-se daquelas ocasiões em que você está totalmente entregue ao que faz e tem segurança total que suas competências técnicas e habilidades darão conta do recado. Esse sentimento de superação é atingido quando você é capaz de sentir-se no controle das próprias aptidões, dosando-as com maestria e dando o melhor de si, mas de maneira natural, sem precisar de grande esforço para isso. A sensação de ser desafiado em suas capacidades gera concentração, foco e um bem estar extraordinários.

Leia também
:: 4 perguntas para saber se você realmente é ou não uma pessoa de sucesso

:: Perdeu o emprego? 7 dicas para dar a volta por cima e recomeçar
:: Networking de sucesso: 4 passos para aproveitar sua rede de contatos

Pesquisadores também concluíram que, quanto maior o número de vezes que uma pessoa entra neste estado, seja na vida profissional ou em momentos de lazer, maior será sua qualidade de vida e felicidade. Por isto, perceber o que traz a sensação de flow é o pulo do gato para uma vida mais leve e longe do stress. E , pasmem, eles também identificaram que um número bem maior de voluntários entraram em estado de flow enquanto estavam trabalhando.

sites beleza

Para dar um chega pra lá na falta de desafio das atividades diárias, estruturando sua rotina de forma a maximizar os instantes de fluxo, ofereço 3 dicas chave que vão ajudá-la a encontrar este estado em seu mundo profissional:

  1. Tenha clareza de suas competências e dê um jeito de colocá-las em prática

Lembre-se de tudo em que você é fera e faça uma lista. Se não conseguir enumerar, peça ajuda a um amigo ou colega de trabalho que reconheça em você suas melhores aptidões. Coloque um percentual ao lado de cada item que demonstre o quanto está exercitando suas expertises no dia a dia e, caso não as esteja praticando, mãos a obra! Para ser arrebatado pelo flow, seus talentos precisam ser desafiados e exercitá-los em seu cotidiano, além de fortalecer sua maestria, vai mobilizar sua energia criativa para a inovação. Com o tempo você saberá dosar seu conhecimento com as habilidades necessárias para desempenhar determinada tarefa. De acordo com o estudo, o coeficiente entre estes dois fatores pode determinar a intensidade em que se é absorvido pelo estado de fluxo.

2. Desenvolva sua concentração

Vale meditar, fazer ioga, jogar videogame ou mesmo prestar atenção a respiração. O importante é treinar esta habilidade, o que vai fortalecer seu poder de ignorar distrações e focar no que assegura e põe em prática seu know-how. Desenvolver o foco é um treino que exige persistência, mas que irá garantir que você vivencie o estado de fluxo em qualquer atividade que escolher.

3. Encontre seu propósito – e vá atrás dele

Ter um trabalho ajustado aos seus próprios valores, dá sentido e significado ao que é entregue e faz o sentimento de contribuição ser elevado. Todos nós fomos chamados para um trabalho específico, aquele que faz o coração bater mais animado e sobre o qual não se cansa de aprender. Empenhar-se em encontrá-lo irá direcionar você a viver uma atividade que facilmente lhe colocará em estado de fluxo. Mas tem que estar disposto a enfrentar os próprios medos para bancar esta escolha. Não é fácil, mas quem chega lá não se arrepende.

Não importa se você é funcionário ou administra o próprio negócio: investigar e colocar em execução atividades que lhe façam alcançar o estado de fluxo, lhe trará energia para superar-se com altas doses de autoestima. Sua produtividade, desempenho e lógico, seu sucesso, estarão garantidos.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna