O que toda mulher precisa saber para crescer no mercado de trabalho ou empreender

(Pixabay)
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Não é fácil abrir um negócio. Para as mulheres, os desafios podem parecer ainda mais difíceis. Com foco em carreira e empreendedorismo, a edição do Donna Talks realizada no último sábado, em parceria com a Confraria do Batom, reuniu especialistas no tema para apontar caminhos. Fomos até o evento, no Hotel Laghetto Viverone Moinhos, conversar com especialistas e empreendedoras e buscar respostas sobre como alavancar sua carreira e tirar seus projetos do papel.

Saiba onde quer chegar

Parece óbvio, mas muitos negócios acabam por falta de persistência. Por isso, a determinação é uma qualidade mais do que necessária. É preciso ter um projeto profissional claro e objetivo para alcançar o sucesso, como destaca a gerente de marketing da rede de farmácias Panvel, Maria Eduarda Soccal Bastos:

— Se você não for determinada, acaba desistindo no meio do caminho.

(Mathews Pozolo/Pozolo Fotografia) Donna Talks reuniu profissionais gabaritados que falaram sobre carreira e empreendedorismo

(Mathews Pozolo/Pozolo Fotografia) Donna Talks reuniu profissionais gabaritados que falaram sobre carreira e empreendedorismo

Invista em capacitação

De nada adianta identificar para onde guiar sua carreira se você não estiver preparada para chegar lá. É importante se capacitar e estar sempre atualizada, como afirma a especialista em gestão e estratégia de negócios e uma das fundadora da Confraria do Batom, Iva Cardinal:

— Além de ter uma ideia de negócio que tenha um diferencial, é necessário se preparar e buscar capacitação. Ter a ajuda de um mentor ou uma consultoria pode ser uma boa opção.

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Planeje

Para que sua carreira possa decolar, planejar é preciso. Se você deseja, por exemplo, crescer na empresa na qual trabalha, estabeleça um plano de desenvolvimento pessoal. Como começar? A doutoranda em Administração e pesquisadora da PUCSP Daniella Gasperin ensina o passo a passo:

1. Trace meta e objetivos claros

— A meta é mensurável, é o caminho para chegar ao objetivo, que é algo maior — explica.

2. Tenha objetivos de curto, médio e longo prazo

Daniella lembra o quanto é importante valorizar as pequenas vitórias e que ter um objetivo viável e próximo ajuda na motivação.

3. Escreva suas metas

— Colocar no papel como você chegará lá é um modo de organizar suas ideias — aconselha.

4. Comprometa-se

Sabe aquela dieta, que nunca começa? Não deixe esse tipo de comportamento comprometer seu desenvolvimento. Assine um termo de compromisso consigo mesma.

5. Visualize

Ter seus objetivos escritos em algum lugar que você consiga ler, faz com que você não perca o foco.

6. Valorize

— Para motivar, escreva em um quadro os objetivos que já foram alcançados — indica Daniella.

Ame o que você faz

Para Daniella Gasperin, três fatores são preponderantes para uma mulher de sucesso — e paixão é um deles. Isso mesmo: segundo a pesquisadora, amar o que fazemos no dia a dia é extremamente importante para os negócios. Por isso, é comum mulheres transformarem seus hobbies em business. Sensações de prazer e satisfação aumentam a produtividade e, consequentemente, os resultados. Mas, antes de transformar sua atividade predileta em empresa, existem alguns pontos que precisam ser analisados:

— É necessário saber se o produto ou serviço que você vai lançar tem um valor no mercado. Quando você pensa nele, consegue imaginar as pessoas pagando por ele? Seria rentável? — pergunta Daniella.

Se a resposta for sim, seu hobby pode virar negócio. Invista.

Outra qualidade importante para quem deseja alcançar o sucesso nos negócios é estar bem consigo mesma.

Autoestima é percepção de valor. Uma pessoa segura tem um desempenho melhor — afirma a pesquisadora.

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Foque na qualidade

A presidente da De Sírius Cosméticos Sabrina Rosa transformou R$ 100 que pediu emprestado ao marido em uma empresa que exporta produtos para mais de 20 países. Qual o segredo dela?

— Dedicação e foco — responde.

Para a empresária, um dos fatores preponderantes para o sucesso do negócio foi investir na qualidade dos produtos, objetivo que ela só alcançou depois de entender como funcionava o mercado do ramo em que investiu. Para Daniella, este é um dos pontos mais importantes a ser observado por quem quer abrir uma empresa.

— É necessário entender o negócio, pesquisar o mercado e saber se o público vai aderir e pagar pelo produto que você quer vender.

Pratique networking

Esteja sempre atenta aos contatos e circule. Iva Cardinal destaca que o networking precisa fazer parte do cotidiano tanto da mulher que deseja crescer profissionalmente como daquela que quer empreender:

— De um encontro informal, pode nascer um importante negócio.

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