Quantas vezes por dia você checa o celular? Veja 3 dicas para evitar que as redes sociais atrapalhem sua produtividade

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Qual é a primeira coisa que você faz ao acordar, antes mesmo de sair da cama? Não será uma surpresa se a resposta for checar o celular e as redes sociais.

Com medo de não acompanhar o que está acontecendo no mundo, nos sentimos pressionados a verificar, de tempo em tempo, as postagens no Instagram ou ver se alguém nos enviou algo novo pelo Whatsapp e assim por diante. O comportamento é tão comum que em inglês há uma sigla para isso: FOMO (fear of missing out – medo de ficar por fora, de perder algo).

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Tenho ouvido cada vez mais gente compartilhando a mesma dificuldade: a de manter a concentração em uma só tarefa ou até mesmo finalizar a leitura de um livro.

Você já se perguntou quanto tempo fica em frente a tela do celular? Para saber se está exagerando, há aplicativos como o Moment, em que você monitora quantas vezes desbloqueou o aparelho e quanto tempo ficou conectado nas redes durante o dia.

Gosto da possibilidade de medir o tempo dedicado às tarefas, pois isso deixa claro uma suspeita que reina entre a maioria de nós: a de que estamos perdendo tempo em atividades que nos geram recompensa e prazer imediato, enquanto postergamos outras que nos trariam benefícios a médio e longo prazo, como, por exemplo, concluir a lista de tarefas que programamos para a semana.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

As gigantes do mundo digital, Instagram e Facebook, vão colocar em prática nas próximas semanas uma ferramenta para saber quanto tempo você gasta nas redes sociais. A medida pretende dar uma forcinha para que tenhamos clareza do quanto de tempo estamos depositando ali.

Se é inevitável que desejamos estar conectados, vamos tentar evitar que as redes nos roubem algo sagrado: a qualidade do nosso tempo.

Veja abaixo algumas dicas de como evitar que as redes sociais atrapalhem seu desempenho e produtividade:

#ficadica1

Desabilite notificações no seu celular e cheque apenas quando precisar. Sem a notificação, você é o “dono” do aparelho, e não ele que, ao apitar, lhe dá um “comando” para você checar o que tem ali.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

#ficaadica2

Ligue o cronômetro e aperte o play ao iniciar uma atividade. Eu fiz a experiência e fiquei chocada ao perceber que após 8 minutos de leitura, já estava levando a mão ao aparelho para checar se havia alguma novidade. Mantive o cronômetro ligado e consegui ficar até 2 horas concentradas na mesma atividade. Vale tentar, é impressionante como ajuda a melhorar a performance.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

#ficaadica3

Acompanhe com as novas ferramentas quanto tempo você fica nas redes sociais. Com os dados em mãos, fica fácil decidir se o tempo gasto está em linha com o que acha adequado. O Facebook e Instagram já estão colando a alternativa à disposição dos usuários. É só acioná-la no seu aparelho ou baixar outro aplicativo como o Moment, por exemplo.

Leia mais:
:: Quantas vezes você interrompe suas tarefas para checar o celular? Veja o que mais atrapalha sua concentração
:: Descubra o que são os “lifehacks”, estratégias para aproveitar melhor cada minuto do seu dia
:: Celebridades abandonam smartphone para serem mais produtivas: conheça esta e outras técnicas

Leia mais
Comente

Hot no Donna