Quer ser empreendedora? 5 passos para sua empresa decolar

O primeiro passo, e, confesso como sendo o mais difícil, é você decidir o que não quer mais para sua vida. Após a decisão de iniciar algo novo e empreender, os seus sonhos passarão a ser outros. Conforme a empresa vai crescendo, a necessidade de tomar decisões certeiras também é maior.

Confira cinco coisas que sua empresa precisa ter para crescer:

1. Foco

É preciso ter foco para que você siga em uma direção, caso contrário poderá ir por caminhos que farão você perder a essência da sua empresa. Tenha no escritório um quadro para escrever os objetivos deste ano – eu gosto dos quadros de vidro para poder riscar, apagar, alterar e escrever de novo. Outra forma legal é ter um pedaço da parede pintada com tinta de lousa para você escrever com giz. O foco vai lhe ajudar a fazer escolhas, e você pode ler diariamente o planejado para ajudar a não se perder.

 

2. Frio na barriga

Sabe aquele sentimento de ‘frio de barriga”? Sinta ele como um impulsionador para não deixa você ficar acomodado. Veja a empresa como um filho: precisa engatinhar para depois arriscar ficar em pé com alguns tombos e então decidir sair correndo. Cada decisão pertence à uma fase diferente:

– Não pule fases: comece certinho, dando um passo de cada vez;

– Não permaneça tempo demais na mesma fase. A empresa vai estabilizar e chegará o momento crucial de dar um salto, ou seja, arriscar mais para crescer.

Foto: Pixabay

 

3. Finanças

Da mesma forma que nós precisamos nos organizar financeiramente, a nossa empresa também precisa de uma planilha financeira. Temos de ver com clareza as entradas e saídas de dinheiro. Analisar em qual setor poderão ter custos cortados é fundamental. A empresa precisa ter uma reserva financeira e também não pode deixar dinheiro parado. Opte também por investir uma parte do dinheiro para que fique rendendo, e mantenha-se atenta à liquidez.

:: Cresça e apareça: vem aí mais um Donna Talks para empreendedoras
:: O que toda mulher precisa saber para crescer no mercado de trabalho ou empreender
:: Aqueça seus contatos: 10 dicas para a mulher aperfeiçoar seu networking

 

4. Pessoas inteligentes

Esteja cercada de pessoas inteligentes com as mais variadas virtudes. Tenha um bom contador, um ótimo advogado, um estagiário cheio de ideias, uma sociedade onde um seja mais pé no chão e outro mais arrojado. Mesmo que você trabalhe sozinha ou em home office, faça reuniões em um café de vez em quando com pessoas que possam agregar ideias e formas de pensar.

Mesmo que sua empresa funcione home-office, faça reuniões com seus colaboradores frequentemente (Foto: Pexels)

Mesmo que sua empresa funcione home-office, faça reuniões com seus colaboradores frequentemente (Foto: Pexels)

5. Networking

As pessoas precisam conhecer seu negócio e saber quem esta por trás dele. Participe de eventos, reuniões, palestras ou de um simples cafezinho. Conversar, interagir, conhecer pessoas diferentes poderá agregar ao seu negócio como meio de divulgação, inspiração e conhecimento. Qualquer evento que participamos algo sempre agrega ou planta aquela sementinha que vai te deixar inquieta.
Ninguém cresce sozinho e a partir de momentos como esse poderão nascer grandes parcerias. A empresa é sua, jamais perca a sua essência. Mantenha a mente aberta e atenta aos seus instintos.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna