11 lugares para visitar em Fernando de Noronha

Não é novidade que Fernando de Noronha é um paraíso e considerado um dos lugares mais lindos do mundo. Também não é novidade que esse é o lugar perfeito para quem busca natureza e belezas naturais, assim como trilhas, mergulho e muitas aventuras. Conheça alguns lugares que você DEVE conhecer na ilha.

IMG_8313

Praia do Sancho:

Considerada a praia mais linda do Brasil – e sim é de cair o queixo – a Baía do Sancho, onde está localizada a praia do Sancho, possui uma água cor turquesa e muito verde ao redor. O acesso para a praia é um pouco mais complicado, mas vale o sacrifício. Você precisa passar por dois lances de escadas entre fendas nas pedras (bem apertadinho, não leve muita coisa com você que não será possível descer). Depois, você desce uma grande escadaria até a praia. Chega todo suado e já dá aquele mergulho no mar para renovar a alma. Importante:  no Sancho não tem nada de estrutura de praia ou bar. Leve o que você precisa com você, incluindo muita água e alguns snacks. Antes ou depois de descer para o Sancho, faça uma trilha ao lado direito da escadaria de acesso à praia para observar a Baía dos Porcos e o Dois Irmãos. É dali que você vai fazer aquela foto de cartão postal! Para acessar a praia do sancho você precisa ter o cartão do parque nacional que falamos no post anterior.

Praia do Sueste:

Na minha opinião essa não é uma das praias mais lindas da ilha – como muitos falam – mas seu grande atrativo é o mergulho. Esse é o lugar que você pode mergulhar com tubarões e tartarugas –  é a praia de alimentação de tartarugas. Para acessar você também precisa apresentar o cartão do parque nacional.

Processed with VSCO with c9 preset

Baía dos Porcos:

Também considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, é cheia de piscinas naturais em função de suas praias e corais ao mar. E falando em mar, ali ele possui uma tonalidade esverdeada maravilhosa. Um lugar ótimo para snorkel – só precisa cuidar algumas piscinas com restrições. Existe uma lindíssima no canto esquerdo da praia que não é permitida a entrada, para preservar os corais e os peixes que estão por ali. O acesso a essa praia é feito pela Cacimba do Padre. No caminho, em uma das pedras onde estão as escadarias que dão acesso a praia, pare para tirar uma foto dos morros Dois Irmãos, um super visual.

Praia do Porto:

Mesmo não sendo uma praia muito bonita e por ser muito movimentada – onde acontece a saída e entrada de barcos – ela é famosa também para mergulho. Nela está uma embarcação naufragada ali no mar que abriga muito peixes, tartarugas e até filhotes de tubarão.

Processed with VSCO with c9 preset

Praia do Cachorro:

É a praia mais próxima da Vila dos Remédios e de melhor acesso, por isso acaba sendo um dos pontos que os turistas visitam quando querem um banho de mar pertinho da pousada. Ela fica logo ao lado da Praia do Meio e da Conceição.  A estrutura da praia é boa, com restaurantes, cadeiras e guarda-sóis. Na época de maré baixa, forma-se piscinas naturais entre as pedras – no canto direito da praia – que são uma grande atração, como o Buraco do Galego, uma fenda profunda que existe bem no meio das rochas. A grande diversão é pular neste buraco de pouco menos de 3 metros de diâmetro, por uns 3 de profundidade. Tome muito cuidado!

Processed with VSCO with c9 preset

Praia da Conceição:

Também uma das praias com melhor estrutura, em função do Bar Duda Rei que oferece excelentes frutos do mar, cadeira e guarda sol, essa é uma praia extensa com um dos pores do sol mais lindos da ilha e um dos lugares com a vista mais linda do Morro do Pico. Um lugar para não ter pressa para sair. Dali você pode se estender para o Bar do Meio, no final da praia, o restaurante com melhor astral – e uma das melhores comidas – da ilha. Se você tiver sorte de visitar a praia quando a maré estiver baixa, não deixe de caminhar até as piscinas naturais do Morro de Fora, o pequeno morro logo em frente ao Bar do Meio. O caminho é um pouco complicadinho, mas vale o sacrifício.

Processed with VSCO with c7 preset

Cacimba do Padre:

Uma das melhores praias para surf na América do Sul. Se você quiser se aventurar nestas ondas não deixe de visitar a ilha entre dezembro e março. Agora se seu negócio não é surf, cuidado que o mar é bravo por ali. A praia é uma das maiores da ilha, também com estrutura de cadeira e guarda-sol, mas com um restaurante um pouco limitado – foco no açaí. É a praia que dá acesso a Baía dos Porcos e que tem o melhor visual dos Morros Dois Irmãos. Quando o sol se põe entre os dois morros é lindo de assistir da praia.

Atalaia:

Mesmo sendo chamada de praia, o Atalaia é um aquário natural, com água muito cristalina e rasa e na maré baixa os cristais algais (que são parecidos com corais) formam uma barreira, deixando o lugar propício para peixes de diversas espécies. Para chegar no Atalaia você precisa pegar uma trilha de mais ou menos uma hora e só pode entrar no parque com guia junto a um grupo de número restrito de pessoas – essa trilha precisa ser agendada com o ICMBio, assim como precisa apresentar a carteira do mesmo.  Para entrar nas piscinas naturais você recebe instruções como proibição do uso de protetor solar. Existe uma trilha mais longa em que você consegue visitar mais piscinas, com duração de 04 horas.

Mirante do Boldró:

Um dos lugares mais lindos para assistir o espetáculo do pôr do sol de Noronha. Localiza-se ao lado do mirante que fica o Forte São Pedro do Boldró – que hoje em dia são apenas ruínas. De lá você vai ter um visual de algumas das praias da Costa Esmeralda, incluindo a Cacimba do Padre e dos Morros Dois Irmãos. A ideia é sentar nas pedras e admirar o visual. Se quiser comprar algo para beber, existe um pequeno bar junto ao mirante com mesas e música ao vivo. Tudo bem descontraído.

Praia do Boldró:

Fica dividida da praia da Conceição pelo Morro do Pico e é vizinha da Praia do Americano. Essa praia tem algumas rochas lindas espalhadas pela praia e durante o período de maré baixa, piscinas naturais se formam por ali. Já na época de ondas. o mar fica muito grande e bravo e não é recomendado o banho de mar. Foi lá que tomamos a melhor água de coco da ilha.

Praia do Bode:

Para muitos esta é apenas mais uma praia em Noronha, como as outras ao seu lado, Praia Boldró, Americano e Cacimba, Para mim, foi uma das mais lindas da ilha, por ser menor e escondida entre as rochas e rodeada de muito verde. A praia também tem ondas fortes na época de mar mais bravo e, na época mais calma, é possível caminhar pela água até as outras praias. Um astral!

IMG_8847

Capela de São Pedro:

A pequena capela responsável pelo maior número de casamentos do Brasil, está localizada em um local privilegiado, próximo ao porto e com vista do mar de dentro e de fora. A pequena igreja é um charme e tornou-se um importante símbolo de Noronha. Muito bacana fazer uma visita e ter uma visão de ilha lea de cima.

Leia mais:
:: Hotéis de luxo investem na autenticidade brasileira para atrair turistas de alto padrão
:: Um guia prático para sua viagem a Fernando de Noronha

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna