3 dicas para convidar os padrinhos para o seu casamento

Foto: Lisa Roos
Foto: Lisa Roos

Junto a tantas outras decisões a serem tomadas, os noivos devem avaliar e pensar quais amigos ou parentes que terão a felicidade de estarem no altar, de serem testemunhas dessa celebração e de ajudarem na concepção do grande dia.

Os padrinhos e madrinhas devem ser pessoas importantes na vida e na trajetória do casal, pois eles não podem ser apenas figurantes na cerimônia, mas devem participar ativamente de todo o processo.

Para ajudá-los nessa escolha, que não é tão simples quanto parece, veja algumas dicas importantes:

1. Não é obrigatório ter familiares no altar

Normalmente, quando um casal avisa que irá se casar, a família geralmente tem a certeza que estará no altar. Porém, isso não impede de que os noivos optem por dar as vagas para os amigos. Isso não quer dizer que os parentes não sejam importantes, pelo contrário: eles já são e têm um papel especial. Dica: converse e deixe claro para administrar as expectativas o mais cedo possível, de preferência na hora que irá anunciar o casório. E lembre-se: nada de convidar por obrigação.

2. A quantidade ideal de casais

Tanto no cartório quanto na igreja, é obrigatório que se tenha duas testemunhas. A etiqueta aconselha cinco casais, isto é, cinco pessoas para o lado da noiva e cinco para o lado do noivo. Mas você pode avaliar e escolher mais ou menos se achar necessário. Preste atenção nos seguintes detalhes:

  • Tamanho do altar: veja se todos irão caber ou se ficará muito apertado.
  • Estética: pense na hora de reunir todos em uma foto, por exemplo, se ficará bonito.
  • Duração da cerimônia: pense que, além da entrada dos padrinhos, haverá a benção, o sermão do padre e as assinaturas, entre outros protocolos que não podem ser modificados ou encurtados. Logo, quanto mais padrinhos e madrinhas maior será o tempo de entrada do cortejo e cerimônia.

3. Casais separados

Se o casal não for casado, você pode convidar apenas a pessoa que for mais próximo dos noivos. Para evitar constrangimento dos padrinhos e madrinhas que não se conhecem, é sempre bacana convidar todos para algumas confraternizações antes do casório. Sempre se ponha no lugar do outro e veja qual combinação será menos constrangedora e mais amigável. Assim não tem erro.

LR_0213_22012016

Foto: Lisa Roos

As pessoas escolhidas devem ser muito especiais para o casal: com certeza um convite diferenciado e criativo é um excelente começo para demonstrar o carinho e afeto. Além disso, considere enviar pós casamento uma lembrancinha também diferenciada para os padrinhos e madrinhas agradecendo a ajuda na construção do grande dia.

Dica para padrinhos e madrinhas: façam valer o convite. Vocês são figuras importantíssimas e devem estar disponíveis para ajudar os noivos nas tomadas de decisões e na organização de alguns eventos que vêm antes do casamento como chá de casa nova, chá bar, chá de lingerie e despedidas de solteiros, além de ajudar na lista de convidados, presentes e escolha dos fornecedores.

Vai casar? Olha só:

:: Vai dar uma festa? Cinco tendências para ficar de olho
:: Dicas para pajens e daminhas fazerem bonito na cerimônia de casamento
:: Como organizar a lista de presentes do seu casamento
:: Festa de casamento: como escolher os lugares dos convidados?

Quer mais ideias para o grande dia? Espia nossa coleção de inspirações no Pinterest da Revista Donna

Leia mais
Comente

Hot no Donna