Alô, noivas! 7 curiosidades sobre o anel de noivado

Foto: Susana Ríos, divulgação
Foto: Susana Ríos, divulgação

Embora ainda não seja tradicional no Brasil, a popularidade do anel de noivado tem aumentado. Tem quem opte por esbanjar nesse anel – e aí no de casamento acaba comprando algo mais simples – ou é possível que um completamente o design do outro.

Isso irá se adaptar à personalidade de cada casal. Mas vamos conhecer um pouco mais dessa tradição.

ANEL DE NOIVADO x ALIANÇAS

A diferença é bem simples. Em todo pedido de casamento (quase) sempre consta um anel, sendo que pode ser de noivado – ou seja, será usado para marcar o pedido – ou podem já ser as alianças que serão utilizadas durante o período de noivado, no momento da celebração e durante todo o casamento.

O anel de noivado não será descartado após a cerimônia, apenas assumirá um outro papel. #nãojogafora #peloamordedeus

Além da simbologia, há outras pequenas diferenças:

  • Quem usa: no anel de noivado somente a mulher usa. Já no caso das alianças, tanto a noiva quanto o noivo podem usar.
  • Em que mão: anel de noivado na mão esquerda, alianças na mão direita.

A ORIGEM

Embora existam registros de algo parecido no Egito antigo, o anel de noivado como você conhece hoje começa com o Arquiduque Maximiliano da Áustria, em 1477, quando ele pediu a mão da Duquesa de Borgonha com um anel de diamantes.

Entre os séculos 15 e 17, os anéis de noivado traziam uma mensagem de amor, geralmente escritas no lado de fora. Até o século 19, os anéis de noivado passaram a ter novas versões com uso de pedras preciosas como rubis e diamantes, que eram lapidadas em forma de coração.

Mas foi em 1886 que a famosa joalheria Tiffany & Co consagrou o modelo solitário como o favorito das noivas para pedidos de casamento com a caixinha azul da marca.

Com a popularização do anel de noivado, especialmente nos Estados Unidos e em países da Europa, surgiu o conceito de que o valor da joia deveria ser equivalente a um ou dois salários do noivo. Embora a ideia pareça absurda para os costumes brasileiros, ainda é uma tradição muito forte em outros países.

Em que dedo usar?

Deve-se usar a aliança no dedo anelar. Simbolicamente, colocar um anel no dedo anelar de alguém significaria estar mais próximo do coração dessa pessoa.

Foto: Clickon Studio

Foto: Clickon Studio

E a mão? Qual é a correta?

Quando falamos de pedidos de casamento utilizando o anel de noivado, o correto é somente a noiva usar o anel no dedo anelar da mão esquerda até o altar.

No dia do casamento, o anel de noivado poderá ser usado junto a aliança, no anelar da mão esquerda. Ou a noiva pode optar por passar o anel de noivado para o dedo anelar da mão direita.

Dica valiosa: Como pode haver essa troca em qual mão usar, é importante verificar se seu anel de noivado pode sofrer ajustes após a cerimônia. Normalmente, os dedos da mão esquerda e direita não têm o mesmo tamanho, logo é interessante comprar o anel de noivado no tamanho do dedo em que será usado definitivamente.

Qual pedra preciosa escolher?

Além do gosto, é sempre interessante ver o significado que cada pedra pode ter. O diamante é a pedra mais escolhida entre as noivas e representa perfeição, a vontade de vencer, firmeza e retidão. Também é uma das mais resistentes e significa que o casal promete amor eterno.

Mas o que não falta são novas alternativas, como rubis, safiras, esmeraldas, além das pedras semipreciosas como turquesa, ametista, granada, água-marinha e muitas outras.

Foto: How he asked

Foto: How he asked, Reprodução

Quantas pedras?

Isso irá de acordo com seu gosto e, claro, com seu orçamento. Mashá quem acredite que a quantidade de pedras também tenha um significado:

  • 1 pedra: união, ser dois em um
  • 3 pedras: cada uma representa uma etapa da relação : te amei, te amo e sempre te amarei

Rosa, branco, verde?

As cores mais populares para os anéis de noivado são: o rosa, o branco e o azul. E cada uma também tem sua simbologia.

  • Rosa, representada pelo quartzo rosa, significa claridade nos temas emocionais.
  • Branco do diamante significa tranquilidade.
  • Azul é a pedra do sucesso, da verdade e da sabedoria. Significa também laços estreitos, felicidade e bem estar.
  • Vermelho intenso do rubi simboliza a confiança e a inteligência.
  • Verde da esmeralda representa a abundância e proporciona equilíbrio, além de afastar as forças negativas.
Foto: Félix Faura

Foto: Félix Faura

Leia também
:: Comercial da Magnum faz sucesso nas redes ao retratar casamento entre duas mulheres
:: Faça você mesma: 5 ideias que você pode fazer para seu casamento

:: Festa de casamento: 9 dicas para não errar na escolha do vinho e do espumante

Aliás, noivinha, já sabe da novidade?

Agora temos um grupo no Facebook para chamar de nosso. Vamos compartilhar muitas novidades do mercado, dicas, tendências – e, é claro, nossas experiências.

Acesse o link e participe: fb.com/groups/grupodenoivasdonna

Leia mais
Comente

Hot no Donna