7 dicas de comportamento ao visitar um recém-nascido

Andressa Barros Fotografia
Andressa Barros Fotografia

Quando engravidamos, familiares e amigos engravidam conosco. E após nove meses de ansiedade, é normal que todos queiram ir conhecer o novo membro da família.

Mas vale lembrar que os primeiros dias após a chegada do bebê em casa são de adaptação – seja dos pais com a criança ou da criança com o novo mundo que se abre à frente dela – então é importante levar em consideração algumas “regrinhas” básicas para que todos se sintam confortáveis com a sua visita.

1 | QUANDO VISITAR O BEBÊ?
As visitas no hospital geralmente são feitas pela família e amigos mais íntimos.
Mas, mesmo que você seja a melhor amiga da mãe, opte por uma visita CURTA. Esse é um período de adaptação entre mãe e filho e normalmente não estamos muito dispostas a conversar. Se a sua proximidade com a mamãe não é de tanta intimidade, o ideal é aguardar pelo menos 30 dias para visitar a nova família.

2 | TELEFONE ANTES DE IR
Quando decidir visitar o bebê SEMPRE ligue antes para combinar o melhor horário. Nesses primeiros dias os pequenos ainda não tem horários definidos para dormir e você pode chegar em um momento de soneca do bebê, que geralmente é um dos poucos momentos que a mãe também tem para aproveitar e descansar.

3 | NÃO ESPERE MUITA CERIMÔNIA
Mesmo que a família em questão tenha ajudantes como uma doméstica ou babá para auxiliar nos cuidados da casa, a mãe está completamente voltada aos cuidados com o bebê e não terá tempo para ser uma ótima anfitriã. Uma sugestão é você no caminho parar em algum local e comprar um quitute para levar.

4 | CUIDE DA HIGIENE
Ao chegar para visitar a família, antes de mais nada pergunte onde poderá lavar as mãos e abuse do álcool gel.

5 | NÃO SAIA JÁ PEGANDO O BEBÊ NO COLO
Por mais íntimo que você seja da mãe do bebê, espere que ela ofereça para você segurar a criança. Muitas ainda se sentem inseguras em deixar o filho na mão de outra pessoa.

6 | TENHA CAUTELA NA NA HORA DAS FOTOS
Outro acerto que deve ser feito entre visitantes e papais. Nem todo mundo gosta de fotografias e é preciso entender se a pessoa preferir manter o filho mais reservado. Caso você fotografe o momento, evite usar o flash do celular ou câmera e nada de postar nas redes sociais sem a permissão da família.

Fotos: Pixabay

Foto: Pixabay

7 | RESPEITE OS HORÁRIOS DO BEBÊ
Quando o bebê é recém-nascido, ele acorda várias vezes para mamar e os pais, principalmente a mãe, ficam muito cansados. Então, o melhor horário de fazer sua visita costuma ser à tarde. E não se demore. muito Vá, visite, veja como todos estão, ofereça ajuda para qualquer coisa e deu. Se for o caso, agende para voltar em outro momento novamente.

E, POR FIM, DICAS GERAIS:
– Nunca beije o bebê (principalmente nas mãos) pois ele ainda não está imune às bactérias
– Evite usar perfumes fortes ou levar flores, que podem causar alergia na mamãe ou bebê.
– Só dê sua opinião se for pedida
– Não compare o comportamento do bebê com outros que você conhece

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

A forma de receber varia de casal para casal. Então, na minha opinião, o melhor sempre é apostar na sinceridade. Se a mamãe não está muito disposta a receber, deve dizer isso ao convidado – que também deve entender que os primeiros dias não são fáceis e que não há nada errado nisso.

 

Mais colunas da Vanessa
:: Saiba como colocar o primeiro brinco do bebê|
:: 5 coisas que não te contaram sobre a maternidade
:: Desapegos virtuais: compra e troca de itens infantis usados são boas opções de economia

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna