8 dicas para estimular seu filho a escovar os dentes

Todo dia é aquela briga, pais de um lado gritando – “Menino vem escovar os dentes! –, e filhos do outro lado querendo brincar, ver desenho, jogar videogame ou qualquer coisa que NÃO seja escovar.
Conhece essa cena? Pois acredite, ela é mais comum do que você imagina.
Com ajuda da odontopediatra Juliana Marchi selecionamos algumas dicas que vão tornar esse momento mais interessante para as crianças.

Dê o exemplo
Os filhos sempre querem imitar o que os pais fazem. Se você escovar os dentes na frente do seu filho, demonstrando como isso é divertido e importante, ele vai querer seguir o seu exemplo.

Torne o momento divertido
Cante músicas, dance, imite um monstro da cárie. Aqui vale tudo! Use sua criatividade para tornar esse momento divertido e engraçado. Brinque que o bichinho da cárie está escondido no meio dos dentes e que você vai salvá-los desses terríveis monstros.

escovando

Explique a importância da escovação
Destaque os benefícios imediatos da higienização (gostinho bom na boca e dentes mais brancos), sem deixar de mencionar a prevenção às cáries. Aqui, os livros podem ajudar: existem vários ensinando a importância da escovação.

Prepare um ambiente adequado
Você já colocou seu filho em cima do vaso para escovar os dentes? Se sim, não faça isso de novo, além do risco de eles se machucarem, a insegurança do lugar pode impedi-lo de escovar adequadamente. O ideal é ter uma escadinha ou uma banqueta firme para seu filho alcançar a pia para cuspir. Outra opção é usar um copo com água para a criança enxaguar a boca ao invés de se esticar todo/a para alcançar a pia.

Veja mais colunas da Vanessa
:: Qual a hora certa de trocar a cadeirinha da criança no carro?
:: Enxoval do bebê: os itens que você NÃO precisa comprar
:: Quando meu bebê vai começar a falar? Como ajudar no desenvolvimento da fala do seu filho

Dê atenção ao momento
Alguns pais só ficam gritando da sala “Menino vai escovar os dentes”. Participe, explique, demonstre! Uma boa tática também é incentivar as crianças com mecanismos de compensação, como prometer brincar com ela, contar uma história ou ouvir uma música depois de escovar os dentes. A disposição calorosa e firme mostra que a tarefa é importante para vocês todos e estimula a criança a cooperar. Só não vale deixar para cumprir a promessa mais tarde ou seu filho pode perder a confiança no que você diz.

Faça da rotina um ritual
Crie um ritual para o hábito de escovar o dente. Use fantasias, livros e vídeos para despertar o prazer de escovar os dentes nas crianças, uma espécie de “operação contra as cáries”, quando personagens entram em ação para fazer a limpeza bucal. A brincadeira pode ir muito além, use e abuse de escovas coloridas e pastas de dentes com os personagens preferidos do seu filho.

Incentive a escovação
Livros, jogos e aplicativos para tablets são fortes aliados na hora de incentivar a escovação nas crianças. É possível encontrar vários brinquedos que abordam esse tema como bonecas dentistas ou que escovam os dentes, brinquedos de massinha, Barbie dentista entre outros. Procure jogos no celular e tablets, hoje as crianças são completamente online, use esses jogos para explicar o processo da cárie e a importância da higiene bucal.

Consulte um odontopediatra
Grande parte dos pais levam seus filhos ao seu próprio dentista, porém esquecem que nem sempre esses dentistas “de adultos” estão preparados para atender uma criança. Leve sempre a um dentista especialista em atendimento infantil.

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna