F = G + C + AI: pesquisadores desvendam a “fórmula da felicidade” e dizem que é uma habilidade que pode ser aprendida

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Você já se perguntou qual foi o momento da sua vida que se sentiu mais feliz?

Fico pensando em momentos, lugares, companhias que me fizeram sentir assim. Eu poderia listar alguns desses e identificar com clareza a fórmula da minha felicidade. Então quer dizer que existe uma fórmula? Segundo a embaixadora da felicidade no Brasil, Susan Andrews, sim.

A psicóloga e antropóloga formada pela universidade de Harvard e doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich, ensina: F = G + C + AI. O que significa dizer que (F) felicidade é a soma de características (G) genéticas somada às (C) condições que nos cercam mais (AI) as atividades que nos interessam fazer e nos geram bem-estar.

– Felicidade é uma habilidade que pode ser aprendida. Ela está ligada à habilidade de controlar a mente. Corporações americanas estão investindo em treinamento mental para desligar e concentrar. Quando você se acalma sua intuição começa a aparecer e sua compreensão se expande – explica Andrews.

Nós, homens e mulheres, somos regidos por emoções. Elas afetam e, muitas vezes, até determinam nossas escolhas de carreira e investimentos. A economia do comportamento é tema tão relevante que reuniu em São Paulo especialistas no primeiro evento do país para discutir finanças e felicidade, no Sobre Investir. A conclusão da ciência é que dinheiro, até certo ponto, traz felicidade. Depois, o sistema nervoso se adapta aquela situação de fartura e sente que só dinheiro não é suficiente e precisa de mais. Mais projetos, mais conexões verdadeiras, mais conquistas, mais sentido.

Se o seu trabalho atual não traz mais felicidade e é preciso tomar uma decisão, o guru da inteligência financeira no Brasil, Gustavo Cerbasi, explicou que, quanto mais mudanças você quer na sua vida, mais dinheiro deve reservar para isso. Ele deu três dicas:

# Ningúem enriquece sozinho: fale sobre dinheiro, compartilhe suas experiências e expectativas.

# Persiga os seus sonhos: Quanto mais você souber sobre ele, ais tangível ele será. Quanto custa seu sonho? Quando você quer realizá-lo? O que precisa para fazer dele uma realidade? Assim fica simples começar a colocar a mão na massa e a certeza que o sonho vai se concretizar aumenta.

# Cuide do mais importante: você é o mais importante, sua saúde, seu bem-estar. Esteja bem para fazer acontecer seu sonho e curtir quando ele virar realidade.

Leia mais:
:: Faça grandes coisas acontecerem: saiba como melhorar sua “inteligência relacional”
:: Dinheiro traz felicidade? Saiba o que dizem as pesquisas

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna