Acordar cedo vale a pena: veja seis dicas para fazer seu dia render mais

Foto: Júlio Cordeiro
Foto: Júlio Cordeiro

Quantas horas você precisa dormir para estar disposto no dia seguinte? A resposta varia de pessoa para pessoa, e estudos também divergem quanto ao total de tempo que deve ser destinado ao descanso. Mas, enquanto cada vez mais pesquisas são feitas sobre a importância do sono, um autor resolveu investir praticamente no oposto: a importância de acordar mais cedo. A ideia é defendida pelo americano Hal Erold, autor do best-seller O Milagre da Manhã. Entre as várias técnicas de autoajuda presentes no livro, ele propõe recriar o sentido das primeiras horas do dia.

“A percepção de quantas horas precisaríamos dormir para nos sentirmos bem influencia no quanto nos sentiremos bem ao acordar. Por exemplo, se você acredita que precisa de 8 horas de sono e vai dormir menos que isso então dirá para si mesmo: ‘nossa terei apenas 6 horas de sono e preciso de 8, vou me sentir exausto de manhã’. Ao abrir os olhos acaba tendo o mesmo pensamento: nossa só dormi 6 horas estou exausto. Mudar a sua crença sobre quantas horas precisa para estar descansando pode ser a chave”, explica o autor.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Chave para chegar mais próximo do que desejamos ser. Elrod é um sobrevivente, quando adolescente sofreu um grave acidente de carro que o colocou em coma numa das melhores fases de sua carreira. Durante a recuperação, Erold notou que, quanto melhores eram as manhãs dele, maior era a sensação de missão cumprida – e o dia dele rendia mais. Foi quando chegou à ideia de O Milagre da Manhã, que é basicamente potencializar o período da manhã para que o dia seja mais produtivo. Para ele, uma boa manhã pode resultar em um bom dia. A ideia faz muito sentido, tenho a mesma sensação quando consigo realizar várias coisas de manhã e sinto que diminuo a chance de acrescentar desculpas ao longo do dia.

No livro, Erold ensina seis dicas para colocar os planos de acordar mais cedo em prática e realizar aquilo que foi definido como objetivo por cada um de nós:

1- Crie expectativas positivas sobre o dia seguinte

2- Geralmente, o primeiro pensamento do dia é igual ao pensamento antes de dormir

3- Coloque o despertador distante – a movimentação para ir desligá-lo ajuda a despertar

4- Vá direto escovar os dentes

5- Beba um copo cheio de água – a desidratação gera cansaço

6- Vista roupas de ginástica e comece o dia com exercício para maximizar o potencial de produtividade.

Parece uma receita de bolo, né? E a gente gosta de receitas prontas, parece que tornam mais simples a organização das tarefas ou daquilo que queremos realizar. Além de acordar mais cedo do que o habitual para cada um de nós, ele recomenda deixar de lado a função soneca do celular. Mais: o americano explica a importância de detalharmos nossas metas, o que ajudaria a aumentar nosso comprometimento e colocar em prática o que planejamos.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

A dica é boa e vale para planos de carreira ou até metas de fazer exercício físico, pois deixa claro aquilo que de fato precisa ser feito. Por exemplo: inclua duração e frequência e deixe o mais específica possível suas ações. Se a meta é perder peso, escreva: “Eu me comprometo a ir três vezes por semana na academia às 8h e correr na esteira por 50 minutos.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

Mudar hábitos ou por planos em ação requer disciplina, disposição e tempo. Pesquisas apontam que, para mudar um hábito, levamos em média 30 dias. Dar o primeiro passo é essencial. Bora acordar mais cedo amanhã e por, pelo menos, uma meta em prática?

Eu vou retomar o exercício físico, às 6h da manhã durante 1h duas vezes por semana. E você vai começar por onde?

Leia mais:
:: 5 dicas para superar na prática a síndrome da impostora
:: Nem toda ansiedade é ruim: veja dicas práticas para usar a preocupação a seu favor
:: Pequenos detalhes com grandes resultados: conheça o “nudge”, um empurrãozinho para a escolha certa
:
Não espere o cenário ideal para mudar a rota da sua vida: saiba como agir apesar do medo

Leia mais
Comente

Hot no Donna