Alicia Keys abre espaço para cultura e defesa da Amazônia em seu show no Rock in Rio

Foto: Fábio Tito/Divulgação
Foto: Fábio Tito/Divulgação

Difícil chegar nessa segunda-feira, após o Rock in Rio, e não falar sobre o evento. Uma das atrações foi a cantora norte americana Alicia Keys, que deu verdadeiro show de talento. E foi muito incrível.

E não falo isso “apenas” pela banda afinada, carisma e energia inimagináveis de Alicia, mas também pela humildade e humanidade ao abrir espaço em seu show regado de black music para a musicalidade brasileira, com acordes de samba e funk – com a participação do Dream Team do Passinho (vídeo abaixo), Pretinho da Serrinha, por exemplo.

alicia-keys-rock-in-rio-2017

Alicia, Nego Álvaro, Vinicius Feyjão e Pretinho da Serrinha. Foto: Eduardo Hollanda/Divulgação

Momentos como esse fazem com que muitas pessoas enxerguem o valor que tem nosso país, nossa história e nossa cultura. Acabamos menosprezando o que temos de melhor, mas quando vem alguém de fora e exalta nosso país, é imediato o orgulho que sentimos, né?

E não foi só isso, ainda houve oportunidade de fala para Sônia Guajajara, líder e ativista indígena brasileira, que alertou para a demarcação do território amazônico nesse discurso:

Existe uma guerra contra a Amazônia, os povos indígenas e o ambiente estão sendo brutalmente atacados. O governo quer colocar à venda uma gigantesca área de reserva mineral. No próximo dia 20, haverá uma votação no Senado de um decreto legislativo que pode barrar todo esse absurdo. Senadores, vocês têm a chance de evitar isso. E nós estaremos de olho. Estaremos de olho porque não existe plano B. É a mãe de todas as lutas, a luta pela mãe terra. O mundo inteiro precisa vir para a linha de frente. Vamos pressionar. Acesse 342amazonia.org! Demarcação já!”

Resultado de imagem para alicia keys sonia guajajara

Alicia e Sônia Guajajara. Foto: Pablo Jacob

Acredito que essa segunda passagem da artista pelo festival marcou a história do Rock in Rio. É inevitável que a política não fique de fora de um evento que atrai olhares de milhares de pessoas, mas Alicia foi certeira e mostrou que devemos dar atenção para o que está acontecendo em nosso país.

E não foi um momento isolado, Alicia tem atitudes políticas em sua carreira e também na vida pessoal. Há um ano ela decidiu diminuir o uso de maquiagem e assumir a maior naturalidade possível, é uma ativista feminina declarada e já falou que proíbe seus filhos de assistir filmes machistas, como Branca de Neve, em que uma mulher deve cozinhar, limpar a casa e servir sete homens. A cantora também adotou uma aldeia africana para apoiar na luta contra HIV.

Alicia Keys é um mulherão e nos resta apoiá-la e exaltar suas causas!

Leia também
:: Para pensar: negros também consomem produtos de beleza
:: Por que ver uma Miss Brasil negra eleita pela segunda vez consecutiva incomoda tanta gente

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna