Para noivas, madrinhas e mães: dicas do que vestir no casamento civil

O casamento civil tradicionalmente é realizado em um cartório, o que torna a vida dos noivos mais fácil.
Mas, quando se trata do que vestir, nunca é uma tarefa tranquila para as noivas, mães e madrinhas.
Então, vamos considerar que você vá casa no cartório da sua cidade e está precisando de algumas inspirações. Abaixo algumas dicas bacanas selecionadas por mim e pela personal stylist Ana Carrard.

PARA NOIVAS

Muitas optam pelo branco, para manter a tradição e por não terem a cerimônia religiosa. A renda também é uma excelente pedida para esse momento. Mas não existe uma regra formal do que se usar: você deve vestir algo que combine com o seu estilo, mas obviamente é indicado compor o look com atenção no local, horário, tamanho do vestido, etc. Nesse caso, vale ter o buquê, mas não o véu longo e nem um vestido de noiva tradicional.

Dicas da stylist Ana Carrard
“Alô, noivas! Para o casamento civil, vale vestido, combinação de saia e blusa e até calça. O branco ainda impera, mas se você quiser fugir um pouco da tradição, vale optar por outros tons clarinhos como rosé, nude ou lavanda. Os tecidos devem ser nobres e com bom caimento e o salto alto não é obrigatório. O mais importante é que a roupa transmita a sua personalidade e que você esteja se sentindo linda.”

PARA MADRINHAS

A regra é clara: evite o branco, independentemente de ser uma cerimônia menor e mais rápida essa regra permanece. Vestidos são bem-vindos, assim como blusas e saias. Tente evitar brilho, decotes, transparência e comprimentos muito curtos. Isso, também vale para a noiva.

Dicas da stylist Ana Carrard
“Hey, madrinhas! É menos difícil do que parece: pense que você está indo a uma cerimônia de média formalidade. Você precisa estar alinhada, mas sem muita pompa ou circunstância. Procure se informar sobre o estilo que a noiva estará usando, assim você não correrá o risco de ficar overdressed (arrumada demais). Nada de bordados, pedrarias, plumas ou paetês. Os longos também podem ficar no armário. Vestidos ou saias acima do joelho ou midi e calças sociais com blusas de seda, por exemplo, farão bonito.”

 

:: EDITORIAL | Luxo sem excesso: confira vestidos de noiva a partir de R$ 999

PARA AS MÃES DAS NOIVAS

Roupas mais sóbrias, de tecidos leves ou encorpados finos tipo o linho são boas pedidas.  Conjuntos de saia e casaco, vestidos tipo tubo com ou sem manga. Acessórios tipo pérolas, que carregam um peso simbólico de tradição são bem-vindos.

Dicas da stylist Ana Carrard
“Opa, é a mãe da noiva! Discrição e elegância são as palavras chaves. As regras são as mesas das madrinhas, lembrando ainda de não exagerar no penteado nem na maquiagem. Pense em acessórios bacanas, que possam dar uma cara comemorativa a um vestido ou uma combinação mais clássica. Se optar por estampa, procure fazer uma escolha discreta. A bolsa deve ser pequena ou então uma clutch de mão (isso vale para as madrinhas também).”

Leia também
:: Maquiagem para noivas: apostas da vez são maquiagem leve, efeito natural e muito iluminador
:: Editorial: quatro vestidos de noivas para inspirar casamentos

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna