Anfitriã nota 10: confira 8 dicas para receber convidados em casa

Quem não gosta de receber familiares e amigos em casa para um jantar descontraído? Confira oito dicas bacanas para tornar a ocasião ainda mais agradável:

  1. Planeje

É importante verificar se a casa comporta adequadamente e de forma confortável todos os convidados. Verifique se alguém tem restrição alimentar. Se o evento é para muitas pessoas, prefira um cardápio com pratos simples, que podem ser servidos em pequenas porções, possibilitando aos convidados comer sem precisar de faca ou apoio.

  1. Crie o clima

Além de deixar tudo organizado, invista em flores, música suave de fundo e aromatizador – mas cuide para não exagerar, deixando o perfume enjoativo. Evite ligar a TV ou deixar um DVD rolando: essas distrações nem sempre contribuem para a conversa fluir.

  1. Recepção

É interessante e de bom tom recepcionar os convidados com algum tipo de bebida acompanhada de uma entrada fria, como minissanduíches.

  1. Como servir?

A opção mais informal e com menos regras é o serviço à americana, quando os próprios convidados se servem. É importante verificar como você manterá a comida aquecida e quais louças vai usar. Se for um jantar para várias pessoas e você não quiser contratar o serviço de bufê, disponha os pratos na mesa, retirando as cadeiras ao redor para facilitar o acesso dos convidados, e providencie jogos americanos rígidos ou mesas de apoio pela casa.

  1. Como montar a mesa?

Se você optar por servir o jantar em um bufê, os pratos, guardanapos e talheres deverão ficar dispostos ao lado, na mesma mesa. Se a refeição for servida na mesa dos convidados, você deve organizar a louça e os talheres de acordo com a ilustração abaixo. Mas atenção: você não precisa usar todos esses elementos. Basta adequar o serviço ao cardápio da noite.

ilustra

  1. Bebida

Avalie quais bebidas vão harmonizar melhor com os pratos que serão servidos. As garrafas podem estar dispostas em uma mesa de apoio para desafogar a mesa do bufê ou jantar.

  1. Timing

O ideal é servir a refeição principal uma hora após os convidados começarem a chegar. Se o atraso for grande, espere no máximo 1h30min – sempre leve em conta os convidados que chegaram no horário.

  1. Toque final

Planeje em um espaço fora da mesa de jantar, com algum café especial, licores e alguns bombons para os convidados degustarem após a refeição.

Mais colunas da Maria Eduarda Santos?
:: Mimo para os convidados: 3 ideias bacanas e diferentes de lembrancinhas para casamento
:: Assessoria de eventos: contratar ou não para o seu casamento?
:: Faça você mesma: 5 ideias que você pode fazer para seu casamento

Leia mais
Comente

Hot no Donna