Celebridades abandonam smartphone para serem mais produtivas: conheça esta e outras técnicas

Anna Wintour no intervalo de um desfile - Foto: AFP/Getty Images
Anna Wintour no intervalo de um desfile - Foto: AFP/Getty Images

Você sabe o que a atriz Scarlett Johansson, a cantora Rihanna e a editora da Vogue Estados Unidos Anna Wintour têm em comum? Além de uma suposta gorda conta bancária, o que as une é um mesmo comportamento. As três já foram vistas usado celulares vintage, aqueles grandes tipo flip ou tijolão em vez de modernos smartphones. Nos Estados Unidos as vendas desse tipo de aparelho antigo vêm crescendo nos últimos anos.

Você conseguiria trocar o novo pelo antigo?

Eu acho que não, mas as celebridades que já aderiram a essa onda estão dando um recado claro ao trocar os modernos aparelhos pelos antigões, que não tem WhatsApp, GPS e e-mail, por exemplo. Elas estão indicando quem está no comando da situação. É isso mesmo! Serão acessadas no momento em que elas acharem melhor, não vão interromper o que estavam fazendo ao bitar de um “zap” e não serão pressionadas a responder no tempo do outro o e-mail que chega na caixa.

Essa escolha das celebridades tem tudo a ver com o momento em que estamos, a era da conectividade nos trouxe informação e instantaneidade, mas nos cobrou um preço: estamos mais desatentos e desfocados. Quem explica é Daniel Golleman, autor do livro Foco: A atenção e seu papel fundamental para o sucesso, que simplifica:

“Informação cobra atenção; informação demais, menos atenção”.

Em outras palavras, bombardeados por diversos estímulos como estamos, precisamos encontrar um método para nos mantermos focados no que é importante e que nos dará a sensação de dever cumprido ao fim do dia. Segundo Golleman, o caminho para isso é treinar o cérebro. Assim como músculos exercitados ficam mais fortes e tem mais resistência, o cérebro treinado também tem melhor desempenho, foco e atenção.

3060991-poster-p-1-this-outdated-idea-about-productivity-is-bad-for-your-brain

Uma dica bacana para fazer isso está no YouTube em um vídeo que explica o método pomodoro. Já ouviu falar? Ele basicamente consiste em você programar um cronômetro, por exemplo, com 25 minutos (que equivale a “um pomodori”) e nesse tempo você ficará focada em apenas uma tarefa.

Ao fim do tempo, o timer vai tocar e você pode fazer um pausa de 5 minutos. Durante um “pomodori”, você deve evitar qualquer interrupção, checar e-mail, atender celular etc. É um método simples e funciona como treinamento para o cérebro. Ao fazer isso, você abre uma nova trilha, ou seja, inicia o processo de criação de um hábito e a partir do momento que vira hábito é mais fácil se manter concentrado. Talvez você não queira e nem precise abandonar o smartphone como fizeram as celebridades americanas, mas vale imitar um comportamento delas: defina quem está no comando, o celular ou você!

Assista ao vídeo:

Leia também
:: 10 passos para mulheres ganharem mais
:: Por que não conseguimos fazer o que queremos? Dicas para lidar com a procrastinação

Leia mais
Comente

Hot no Donna