Celia Ribeiro: Design integrado em projeto social

O artesanato ligado à sustentabilidade da Terra e a um projeto social está bem exemplificado pelas luminárias e bijuterias da Coleção Luminós, feitas com garrafas PET por artesãs do Movimento Ação por Canoas, do governo do prefeito Jairo Jorge, com patrocínio da Petrobras. Recentemente, foi lançada pela Secretaria de Projetos Especiais, liderada pela primeira-dama canoense e empreendedora social Thais Pena, uma exposição de luminárias com suporte de madeira e metal cromado, a cúpula de diferentes tipos de revestimento.

Responsáveis pelo design da coleção Luminós, Tina Moura e Lui Lo Pumo (tinaelui@tinaelui.com.br) explicam a técnica utilizada em seu desenvolvimento:

– Uma vertente mais recente é a do Design+Artesanato. Em 2012, tivemos contato com uma nova ferramenta – o mini fileteador específico para PET – do artesão paulista Takashi Utsumi. Com o fileteador corta-se um fio contínuo em torno da garrafa, que permite ser tramado em croché e tricô. Este tipo de atuação do design permite que não se pense só no consumidor final, mas em todos os participantes do processo.

00b3c3fd

Uma das artesãs explica que tricota o fio de PET em ponto musgo de tricô. O resultado deste revestimento na cúpula da luminária é muito atraente, bem como bijuterias, porta-guardanapos e chaveiros. Há cúpulas que, em vez da malha do fio de PET, são revestidas de rosinhas com miolo de pérola. Uma graça para ambientes de gente jovem.
As peças acham-se expostas até dia 8 de novembro, próximo domingo, na Casa das Artes de Canoas, um belo prédio neo-clássico, totalmente restaurado. É a Villa Mimosa, que foi residência da família do médico Victor Hugo Ludwig, construída em 1904 por seu pai.

O mesmo processo se estende também à decoração urbana do Natal de Canoas, em projeto da arquiteta carioca Virginia Manfrinato, para o qual já foram recolhidas 300 mil garrafas PET.

Porto Alegre é a única cidade brasileira a receber da Organização Mundial de Saúde o certificado de Cidade Amiga dos Idosos – e, na América Latina, a terceira, ao lado de Victoria (Chile) e La Plata (Argentina). A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dilci Rodrigues, reuniu em concorrida cerimônia para distinguir com o troféu Maturidade Ativa um grupo de homenageados, entre os quais Gildo Milman, Reginaldo Pujol, Paixão Côrtes, Anton Biedermann e Vittorio Ghenno. A ocasião também foi de encontro entre Isabella Fogaça e a primeira-dama de Porto Alegre, Regina Becker. As duas se abraçaram, depois de Isabella ter recomendado o filme Um Senhor Estagiário e cantar Porto Alegre é Demais, de José Fogaça. Um verdadeiro o hino a nossa cidade, assim como o Rio tem Cidade Maravilhosa, de André Filho.

Robert de Niro vive no filme um viúvo de setenta anos (mesma idade do ator) que vai trabalhar numa empresa de moda, atraído por um anúncio de jornal. É divertido e profundo. Na medida em que o personagem central modifica os hábitos dos colegas mais jovens, com afeto e sem ser invasivo, é bom conselheiro, quando solicitado.

Beachwear verão 2016 é a coleção inspirada em Trancoso que a brasileira Sinesia Karol, residente em Boston, lançou na Maiora Design Furniture, recebida pela empresária Mariella Stock. São maiôs e saídas de banho em seda pura, com suave estampa floral exclusiva. Sinesia, natural de Vitória, além do mercado americano exporta para Dubai e países europeus os trajes longos acompanhando a moda atual. A estrutura das peças é perfeita, forrada na frente, decotada e graduável para modelar o corpo, transparente na saia. É sucesso.

Etiqueta na prática

Envie sua pergunta para a Celia

CONTRIBUI AO BEM VIVER

O estímulo é muito importante num convívio profissional. Já deve começar em casa, quando os pais querem influir na carreira do filho, como se viu no Fantástico do dia 25 p.p., desejando que seja advogado em vez de chef, como quer o rapaz. O autor e colunista americano Henry Alford cita como pergunta indelicada, em conversa, “Afinal, para que serve sua profissão?”. Quem é chefe também evita ameaças – “Desta vez, passa” – em vez de aconselhar e fazer uma crítica construtiva a um companheiro de trabalho.

GRAVATA NO TRAJE SOCIAL

Quando se faz questão que os convidados compareçam de gravata, usa-se o símbolo de uma gravata (desenho mínimo); se eles poderão comparecer sem gravata, a gravatinha tem um X impresso em cima. É prático, evita muitas perguntas. Nos convites por e-mail ou no site da festa, vale a mesma coisa e nem precisa o sinal desenhado: traje social de paletó sem gravata.

RECADO INICIAL AO PÚBLICO

Na recente temporada de Glória Menezes no Theatro São Pedro, ela própria gravou sua mensagem de “não fumar, não fotografar, a luz do celular tira a concentração também dos atores no palco” etc. O protagonista do espetáculo, cuja voz é bem conhecida pela televisão, tem maior autoridade para fazê-lo do que um locutor.

Ainda sobre o pudim

A doceira Noemi Fontoura não só testou a receita portuguesa do Pudim Abade de Prisco como acompanhou com fotos suas diversas etapas, apresentadas agora para melhor avaliação de vocês.

5C12A54C-9E61-4963-A430-07B288434B8B
Recebi muitos e-mails e telefonemas sobre a grande quantidade de ovos da receita testada em minha casa e agora pela Noemi. Um dos telefonemas foi da doceira Maria Luiza Truda que nos passa sua receita, captada em um jornal de Lisboa. Quem quiser pode testá-la, sem tanto trabalho como a eu e Noemi tivemos. Tem a metade de quantidade de ovos e só as gemas.

Ingredientes:
400g de açúcar e 1/2 litro de água, 50g de toucinho fresco cortado em fatias fininhas, 15 gemas, 1 e 1/2 colher das de sopa de vinho do Porto, 1/2 casca de casca de limão, 1 pau de canela. Para o molho de caramelo: 200g de açúcar e mais um pouquinho de água.

Modo de fazer:
Coloque o açúcar com a água numa panela e prepare uma calda com a casca de limão, a canela e o toucinho , deixando ferver até atingir ponto de fio (103 graus C). Enquanto a calda fica morna, passe as gemas por coador e agregue o vinho do Porto. Deixe a calda amornar e misture as duas preparações. Caramelize a forma de pudim com as 200g de açúcar, passando-a na chama, sem encostar, até solidificar e dourar, agregando um pouco da água. Coe o creme espesso para o pudim e verta-o na forma. Leve ao forno pré-aquecido. Depois de uns 50 minutos retire-o e quando não estiver mais tão quente, coloque a forma no refrigerador, para manter o pudim firme. O ideal é sempre preparar o Pudim Abade de Priscos de véspera.

Leia mais
Comente

Hot no Donna