Celia Ribeiro: A festa dos que fazem festas

Não só flores no formato de lustre ou em painéis, muros e pisos de folhas verdes, revestindo até balcões, estão na moda atual de ambientes festivos. Um tronco de árvore (foto) enraizado no piso pode centralizar a mesa de um casamento rústico com vasinhos floridos pendentes dos galhos. É a natureza que chega ao décor, como se viu na bonita Mostra Festas da Agepes (Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos), realizada no Centro de Eventos do Plaza São Rafael.

Alexandre Graziadio, titular de uma empresa de convites gráficos, presidiu a mostra assessorado por um conselho de seis membros da Agepes, entre os quais Anna Luiza Medeiros, Neca Esbroglio e Roberta Jalfim. Nota-se na estética dessa exposição a importância dos fornecedores para um evento ficar de acordo com o projeto: locações de vasos, móveis, espelhos, porcelanas etc. Houve harmonia entre os ambientes, incluindo aqueles que reuniram grupos de fornecedores como ponto de encontro, num estilo discreto que não destoava dos ambientes temáticos.

:: Veja todas as colunas de Celia Ribeiro

Acabou a preocupação em descompor os buquês de caule longo do mesmo tamanho, de uma única espécie floral. E as cores? Uma tendência forte é a decoração em tamanhos diversos de vasos com flores diferentes, mas da mesma cor. Novidade é a inclusão de luzinhas de Natal em meio a vidros, flores e verdes, enfatizando a contribuição dos eletricistas na festa (com fios não visíveis).

A mostra durou só dois dias, devido à manutenção das flores, sempre com grande visitação, lotando também o auditório do centro de eventos, onde foi realizada a palestra da blogueira paulista Constance Zahn. Ela é a maior especialista em casamentos no Brasil, com site e blog bilíngue: constancezahn.com

Antes de ter visto a mostra gaúcha, Constance confirmou com suas informações a atualização dos ambientes aqui comentados.

00b0de62

 

***

Constance Zahn vive em São Paulo e convive desde criança com o tema casamento no ateliê de sua mãe, estilista de noivas. Em sua palestra, salientou tendências atuais: decote ombro a ombro em vez de tomara que caia, costas veladas por tule (a noiva fica de costas no altar), manga longa como a de Kate Middelton. Também o retorno dos vestidos em tecido liso, após o domínio da renda. Sob influência do seriado Downton Abbey, voltam tiaras e lacinhos (em joia) nos cabelos. Nos maxicasamentos, o predomínio do minimalismo e da estética dos jardins nos interiores.

00b0de5f

 

Etiqueta na prática

Envie sua pergunta para a Celia: contato@revistadonna.com

Como reduzir custo do menu

“Vou me casar em breve, mas o orçamento para a festa não permite devaneios. Faço questão de uma ceia de qualidade e não sei como fazer.” IRENE

– Bebidas mais caras e petiscos podem ser reduzidos, assim como um cardápio com muita variedade. Alguns exemplos: carne de frango ou de porco em vez de camarões, espumante nacional substituindo importado. Na decoração floral há inúmeras variações de custos. Em vez de rosas colombianas opte por arranjos de rosinhas com verdes.

Celular entre namorados

“Estou namorando um rapaz bacana, bem situado profissionalmente numa grande empresa. Ele paga as nossas despesas em bons restaurantes. Mas há um ‘mas’ que está me chateando: trata sempre de negócios ao celular deixado na mesa. Gosto muito dele e tenho medo de dizer o que estou sentindo. O que fazer?” AMELIA

– Não se pode deixar de usar da franqueza numa relação amorosa: o importante é a forma de fazê-lo, sem se preocupar com o conforto financeiro que o namorado lhe oferece. Depois de ele usar o celular, diga mais ou menos assim: “Querido, trabalhas todo o dia e não mereces ser perturbado em nossos jantares. As mensagens ficam gravadas e podes falar mais tarde, quando estiveres sozinho”.

Leia mais
Comente

Hot no Donna