Claudia Tajes: a tendência é que mulheres mais velhas se interessem por homens jovens

Poucas vezes, para não dizer nunca, me identifico com as pesquisas de comportamento que mapeiam quem é isso e quem é aquilo, que tipo de reação esse ou aquele apresentam na situação tal e etc. A sociedade adora pesquisas. Quando trabalhava em propaganda, cansei de virar noites na labuta para a pesquisa colocar tudo no lixo no dia seguinte. Não é o que o consumidor quer, sentenciavam os experts. Não raro outro cliente botava no ar, pouco depois, uma ideia bem parecida quando não igual. Coisas do mundo da pesquisa. A pesquisa influi em tudo, nos rumos da campanha política, na novela, na embalagem de um produto. Também diz o que é ou não é tendência. Agora, por exemplo, é tendência mulheres mais velhas se interessarem por homens mais jovens. Como se isso não fosse comum desde a Roma Antiga.

00a3de6dHomem mais velho com mulher mais jovem: pode

Essas tais mulheres mais velhas ganharam, inclusive, um nome: cougar, termo usado pelos gringos para definir uma percanta de mais de 40 anos, bem resolvida e bem sucedida, que ataca homens mais novos que ela. Seria uma espécie de felina predadora da meia-idade. Já criou os filhos e agora busca carnes novas em bares, festas, eventos, na noite. Será que alguma moça solteira de mais de 40 gostaria dessa definição? Pessoalmente, se alguém me chamar de cougar, vai tomar um soco.

:: Veja todas as colunas de Claudia Tajes

O que a pesquisa não leva em consideração: talvez a cougar busque companhias mais jovens porque os seus contemporâneos simplesmente não olham para ela. Felinos predadores da meia-idade querem gatas mais novas, isso desde a Roma Antiga. Veja-se a declaração do bem penteado Roberto Justus, 58 anos, reproduzida da coluna da jornalista Nina Lemos: “Seria mentiroso da parte de um homem dizer que preferimos uma mulher da nossa idade a uma mais jovem”. Eita, gentleman. Conclui a Nina Lemos: “Há alguns meses, o eterno galã Francisco Cuoco apresentou sua namorada, 53 anos mais nova. Fiquei aqui pensando no escândalo que seria se uma Fernanda Montenegro da vida, linda em seus 84 anos, aparecesse com um cara de 30. Velha louca, diriam todos”.

00a3de6eSenhora de biquíni: não pode

Velha louca, diriam todos. Pior que a prenda nem precisa desfilar com um sujeito 40 anos mais jovem, como cansa de fazer a atriz Susana Vieira, para cair na boca do povo. Beth Faria, de 72, foi à praia de biquíni acompanhada pela neta e provocou um escândalo. Não houve revista semanal que não publicasse a foto com uma legenda jocosa. Os internautas não deixaram barato: velha baranga, sem espelho, dissituada (sic). Respondeu a Beth: “Então querem que eu vá à praia de burca, que eu me esconda, que me envergonhe de ter envelhecido?”. Fala a Nina Lemos: “Essa vida é muita injusta”.

Para quem quiser se divertir, não como faz a cougar e sim com alguns bons filmes sobre grandes diferenças de idade – para um lado ou para o outro -, aí vai uma listinha. Lolita, versão do livro feita por Stanley Kubrick, segue sendo o mais de todos. E ainda Ensina-me a Viver, Crepúsculo dos Deuses, A Professora de Piano, Notas Sobre um Escândalo, Adorável Júlia, Educação, Preparem seus Lenços, Pretty Baby, Beleza Americana e muitos, muitos mais. Só botar no Google e se jogar. Detalhe: nenhum dos filmes é de agora, o que mostra que o tema, de novo, não tem nada. Talvez esteja é faltando assunto para as pesquisas.

00a3de6bDiferença de idade, sempre um clássico

Em seu novo filme-documentário, O Mercado de Notícias, o próprio diretor Jorge Furtado entra em cena para nos divertir com a denúncia da Folha de S. Paulo de que uma obra verdadeira de Picasso estaria jogada em uma repartição do INSS de Brasília, “debaixo das luzes fluorescentes e em meio à papelada”. Foi capa do jornal em 2004. Quando se comprovou que a tal obra não passava de uma reprodução – dada em pagamento por uma dívida -, a Folha publicou o desmentido em uma notinha perdida no meio da página. Com uma hora e meia de depoimentos costurados pela encenação de uma peça escrita em 1625, O Mercado de Notícias está em cartaz aí perto. E as pesquisas indicam que quem já viu recomenda.

Leia mais
Comente

Hot no Donna