Claudia Tajes: Vem aí a cidade dos livros

Feira do Livro 2010 (Foto: Genaro Joner/Agência RBS)
Feira do Livro 2010 (Foto: Genaro Joner/Agência RBS)

Mais três semanas e começa a Feira do Livro – independentemente do candidato que for escolhido, das previsões de uma primavera de pouca chuva, da carestia da vida e de estimativas futebolísticas não muito tranquilas & favoráveis para um lado e para o outro. Um cenário meio caótico, por assim dizer.

Nesses dias conturbados, muitas vezes tenho preferido a companhia dos livros à dos humanos. Humanos são muito gentis e ponderados, é só ninguém contrariá-los. Já os livros são puro acolhimento. Não tem lugar melhor para alguém se sentir confortado – mãe, pai e os amores da gente não contam como lugares, são instâncias superiores.

Mais colunas da Claudia Tajes?
:: A falsa magra
:: Por mais miolo na moda

Sintoma de que essa estação e os livros combinam: há pouco o Luis Fernando Verissimo completou 80 primaveras tão delicioso (no sentido literário, Lucia Verissimo!) como sempre foi. E o que tem de livro novo chegando nas livrarias? Ainda que houvesse dinheiro para comprar tanto, seria preciso inventar um jeito de viver por mais duzentos anos para conhecer tudo. E perigava faltar tempo.

Pedro Gonzaga: o homem do mocotó e do lirismo (Imagem: Arquipélago Editorial/Divulgação)

Pedro Gonzaga: o homem do mocotó e do lirismo (Imagem: Arquipélago Editorial/Divulgação)

Antes que comecem as listas de sugestões para procurar na Feira, reuni aqui alguns dos livros que eu mesma vou comprar, junto com outros que já li. A casa quase que garante a satisfação irrestrita de quem se grudar nessas páginas. Boa leitura para todos.

Três da Arquipélago Editorial. Em Biografias e liberdade de expressão, a advogada Fernanda Nunes Barbosa analisa a questão central do tema das biografias não autorizadas: liberdade de expressão X direito à privacidade. Já em O alcance da canção, os professores Luís Augusto Fischer e Guto Leite organizam textos de vários autores com reflexões sobre a música popular, desde “o som do jazz na literatura de Julio Cortázar à influência do jabá no nosso gosto musical”. No Livro das coisas verdadeiras, Pedro Gonzaga transforma a memória em crônicas cheias de lirismo. Importante lembrar que o Pedro, além de poeta e professor, é conhecido como o homem do mocotó – por causa de uma famosa crônica que também está na edição.

Ouça a música, leia o livro. (Imagem: Editora Belas Letras/Divulgação)

Ouça a música, leia o livro. (Imagem: Editora Belas Letras/Divulgação)

Ouça a música, leia o livro. Quem cresceu ouvindo o Humberto Gessinger cantar agora pode ler Infinita highway, a biografia dos Engenheiros do Hawaii. Um megatrabalho de pesquisa do jornalista Alexandre Lucchese que sai agora pela editora Belas Letras.

A lista tem autores estreantes. Sempre às segundas é o título da primeira coletânea da oficina da patrona da Feira do Livro de Porto Alegre, Cintia Moscovich. Só gente elegante, sincera e talentosa.

Luís Henrique Pellanda também está de livro novo: Detetive à deriva só confirma que o homem manda mesmo muito bem na nobre arte da crônica.

O autor de Cinco esquinas em uma esquina de POA. (Foto: Fernando Gomes, 15/10/2010)

O autor de Cinco esquinas em uma esquina de POA. (Foto: Fernando Gomes, 15/10/2010)

E agora para tudo porque o próximo livro desta lista é apenas sensacional: Cinco esquinas, o novo romance de Mario Vargas Llosa. A primeira cena é uma transa inesperada, ou mais ou menos, entre duas amigas da vida inteira, ambas casadas há anos com maridos que também são amigos. Tudo isso na Lima dos anos 1990 com o então presidente Fujimori e o Sendero Luminoso medindo forças, um asqueroso jornalista de revista de fofocas infernizando geral e personagens secundários que mereceriam livros só para eles. Comecei no avião, antes da decolagem, e quase fui recolhida para limpeza e desinfecção junto com a aeronave na chegada a Porto Alegre porque era impossível largar. Copiando o professor Sergius Gonzaga, especialista em Vargas Llosa e em tudo o mais que já foi escrito no mundo: inveja de quem vai ler pela primeira vez.

Acesse todas as colunas de Claudia Tajes para o Donna

Leia mais
Comente

Hot no Donna