Comemoração em casa? Confira dicas para receber bem seus convidados

Foto: Pixabay, reprodução
Foto: Pixabay, reprodução

Você já pensou se realmente precisa das lembrancinhas em sua festa? E se deve fazer grandes produções para receber bem em casa? Manter o equilíbrio entre o que é necessário e o que é praticado pode ser complicado. Mas, fique calma! Sempre tem uma luz no fim do túnel.

Conversei com a Claudia Matarazzo e Mario Ameni, consultores de etiqueta e cerimonial, que estiveram em Porto Alegre na semana passada em um evento realizado pelo Centro de Ensino de Arte Floral. Abaixo você confere algumas dicas valiosas:

Vou receber em casa, e agora?

Primeiro passo: não esqueça de que é um evento em casa e que não precisa ser transformado em uma grande produção. Afinal, quem prepara e frequenta esses encontros, espera um clima mais intimista.

Dicas

  • Anfitrião: esteja arrumado, porém mais à vontade do que seus convidados. Lembre-se de que irá receber e terá que se movimentar bastante. Estar com uma roupa alinhada e confortável será importante. Além disso, os seus convidados irão se sentir mais “em casa” se você estiver com uma roupa adequada ao estilo da festa.
  • Convidado: jamais ultrapasse a ala íntima da casa, a não ser que tenha sido convidado para conhecer. Eventualmente, vá até a cozinha para ajudar com as louças. Mesmo que você já tenha intimidade com os anfitriões, pense nos demais convidados e que isso poderá causar-lhes desconforto.
  • Pense na circulação: todo evento deve ter fluidez e isso está diretamente ligado ao número de pessoas convidadas. Não convide mais do que sua casa comporta, mesmo que normalmente se tenha uma quebra de 30%. As pessoas devem conseguir beber, comer e caminhar sem esbarrar na decoração ou se sentirem presos no local em que sentaram.
  • Buffet: não quer se envolver com alimentação e bebida? Tudo bem, busque um fornecedor que seja de confiança, afinal você disponibilizará sua casa, louça e decoração. Combine que o contratado vá até o local e faça uma visita técnica para observar as necessidades da produção. Tudo que é previsto evita problemas. Importante: não esqueça de perguntar para seus convidados se eles possuem alguma restrição alimentar.

Last week I shared this fun summertime outdoor party complete with popcorn bar & make your own mini ice cream floats! ? by @trishashelley

Uma publicação compartilhada por Tied Ribbon Blog // Katie (@tiedribbon) em

  • Salão de Beleza: não precisa de penteado, maquiagens pesadas e produzidas. Assim como a roupa, é importante que o convidado não se sinta desarrumado indo a uma celebração em casa.
  • Lembrancinhas: apesar de muitos considerarem obrigação, não é. Se você fizer muita questão, pense em mimos que sejam interessantes para os convidos, por exemplo, uma caixinha com docinhos.
  • Bebidas: cuidado com a quantidade de bebida alcoólica disponibilizada. Não conte com o bom senso dos convidados. É importante dosar o serviço de bebida para intercalar com água, suco e/ou refrigerante. Outra dica é não ter diversos tipos de bebidas alcoólicas sendo oferecidos.
  • Sonorização: cuide para que o volume esteja adequado e não dificulte a conversa.
  • Decoração: abuse e use do que já possui em casa. Na mesa, jogue com mais de um jogo de pratos e talheres, não precisa ser tudo igual.

? Wine o’clock!!! Porque a gente merece e é bom!!!! #studiocasa54 #decor #lojadedecoracao #wine #wineoclock #weloveit #night #saturday

Uma publicação compartilhada por Studiocasa54 e Studiodecora (@studiocasa54) em

Para quem se interessa pelo assunto de etiqueta, Claudia Matarazzo e Mario Ameni disponibilizam alguns cursos no portal Claudia Matarazzo Ensina.

Aliás, noivinha, já sabe da novidade?

Agora temos um grupo no Facebook para chamar de nosso. Vamos compartilhar muitas novidades do mercado, dicas, tendências – e, é claro, nossas experiências. Acesse o link e participe: fb.com/groups/grupodenoivasdonna

Leia também:

Alô, noivas! 7 curiosidades sobre o anel de noivado
5 filmes que toda noiva deve assistir!
10 perguntas e respostas para organizar a festa de 15 anos

Leia mais
Comente

Hot no Donna