Como o método Montessori pode ajudar no desenvolvimento das crianças | Vanessa Martini

Você já ouviu falar no método Montessori? A pedagogia Montessoriana, desenvolvida pela médica, educadora e cientista italiana Maria Montessori, prevê que crianças de até 6 anos de idade têm a mente absorvente, ou seja, tudo o que lhes é mostrado é interessante, interpretado e absorvido. Segundo Renata Freitas, mestre em Educação Ambiental e diretora da Escola de Educação Infantil Upiá, seguidora do método, essa dica é muito valiosa para nós pais, pois podemos selecionar o que apresentamos aos nossos filhos. Podendo buscar a diversidade de materiais, cores, formas e propiciar que a mente das crianças seja nutrida com informações que vão formar adultos criativos, curiosos, versáteis e independentes. A independência, para Montessori, começa em casa, no quarto das crianças. Os chamados quartos montessorianos vão muito além de uma tendência: eles são o espaço destinado à autonomia e o “home office” da mente das crianças.

Mais dicas da Vanessa?
:: Newborn: o que você precisa saber para fazer um ensaio de fotos do bebê
:: Conheça os oito erros mais comuns das mães de primeira viagem
:: E agora? Meu filho não quer comer

Confira algumas quatro dicas da Renata para criar um espaço assim na sua casa:

1. Busque a simplicidade

 

Um dos princípios de um quarto montessoriano é a simplicidade. Nesse método de educação infantil os materiais são simples para serem manuseados pelas crianças. Da mesma forma, o espaço destinado ao quarto e à vivência em casa deve ter móveis e objetos com utilidade para as crianças, desenhados para atender ao tamanho e necessidades delas.

2. Cama no nível do chão

cama1
As camas baixinhas são características dos quartos montessorianos. Elas substituem o berço para dar liberdade às crianças. Como pais, sabemos que uma das primeiras coisas que as crianças aprendem a escalar é a nossa cama. E a cama delas? Elas estão se sentindo donas do seu canto de dormir? Poder subir e descer da sua própria cama é muito importante para as crianças. No começo pode ser difícil, pois fica fácil sair e buscar o aconchego da cama dos pais. Mas como tudo na vida, elas se acostumam e acabam gostando muito de ter o seu cantinho à disposição, sem precisar de colo para subir ou descer. Você provavelmente já colocou o colchão no chão da sala para brincar com o filho no chão e ele adorou, não é verdade? Você pode optar por colocar um colchão no chão, o colchão sobre um estrado ou cama baixinha ou ainda uma caminha normal com barras laterais para evitar que a criança caia enquanto se mexe na cama. Para que seu filho se aproprie do espaço, lembre-o que a coberta, almofada ou bichinho em cima da cama são dele. A mamãe tem o travesseiro dela, o papai também, e o filho também.

3. Móveis na altura das crianças

moveis1

É importante que no seu quarto as crianças tenho fácil acesso a tudo. Um móvel típico dos quartos montessorianos são as estantes na altura das crianças. Você pode mandar fazer ou comprar estantes com duas ou três prateleiras ou mesmo com nichos. O importante é que na estante estejam os materiais que a criança pode pegar, lembrando de não colocar muitas coisas à disposição, ao menos no início, para não confundir seu filho. O que estiver na estante deve ser atrativo para ela. Nada de brinquedos faltando peças. Você pode armazenar em outro local todos os brinquedos e materiais educativos que seu filho tem e ir trocando quando se der conta que alguma coisa deixou de ser interessante.

4. E o guarda-roupas? E o trocador?

quarto-montessori-janeiro-2013-imagem_12
Nem sempre podemos deixar tudo na altura das crianças. Lembre-se que o mundo não é em miniatura. As crianças sabem que os móveis estão desenhados para os adultos, que são mais altos, e ter o trocador ou guarda-roupas no tamanho normal não é problema. O quarto não é só o espaço físico, seu filho pode participar da rotina da troca de fraldas, aprendendo a avisar quando está xixi ou cocô, ou ainda tendo ao seu alcance algumas fraldas para mostrar quando precisa trocar. Quanto ao guarda-roupas, você pode chamar seu filho para ajudar a escolher a roupa do dia, e ainda ter um cesto de roupas no chão para que ele coloque ali as roupas usadas do dia. Não esqueça de ter uma mesinha e uma ou duas cadeiras. Há vários tipos de mesa de centro para salas que podem ser usadas como mesa infantil. Mesa e cadeira são um espaço de trabalho e importantes complementos de um quarto montessoriano.

5. Decoração

98780928ee5646a081617dc82eb4f66f
Decore. O bonito deve ser apreciado. É em casa que adquirimos as primeiras referências de nossas vidas, onde estimulamos nossa criatividade. Quadros nas paredes, fotos, objetos de decoração que possam ser tocados pelas crianças, de diversos materiais, são sempre bem- vindos. Imprima suas fotos preferidas, fotos dos avós, pais, amigos e lugares, obras de arte e pendure na altura das crianças, para que elas possam admirá-las. Tenha objetos como cestos de palha, bonecos de tricô, artesanato em papel machê e madeira. Hoje temos muita oferta de brinquedos de plástico para as crianças, mas o mundo é feito de vários materiais e podemos disponibilizá-los na forma de arte no quarto de nossos filhos.

6. Espelho

espelho
O espelho serve para que a criança possa se conhecer. Para as engatinhantes o espelho pode ser instalado na horizontal e para os andantes na vertical. Atenção: é importante que o espelho seja de acrílico para evitar acidentes.
Aqui em casa estamos pensando em adaptar o quarto do Theo para esse formato, ainda mais nessa fase em que ele está começando a dormir sozinho no seu quarto e desenvolvendo mais sua independência.

Leia mais
Comente

Hot no Donna