Como organizar a lista de presentes do seu casamento

Fotos: Pexels.com, Divulgação
Fotos: Pexels.com, Divulgação

É de praxe ter em todos os casamentos a lista de presentes, ou de cotas de passeios na lua de mel, e ainda a lista de dinheiro para aqueles casais que irão morar em outro país. E vamos combinar: é uma ótima ideia ter esse tipo de lista, pois assim o convidado tem 100% de certeza que esta comprando algo que o casal irá gostar e o casal não corre o risco de ganhar algo que já possui.

Mesmo que a noiva faça chá de panela antes do casamento, os noivos podem e devem ter uma lista de presentes. Nem todos os convidados irão participar do chá, e nesse evento os presentes são itens para a cozinha do casal, já a lista de presentes abrange mais itens para casa.

Vai casar? Olha só:
:: Festa de casamento: como escolher os lugares dos convidados?

:: Alô, noiva: saiba como escolher o sapato ideal para o casamento
:: Inspirações para a nave do casamento: como decorar o caminho da noiva até o altar
:: Como escolher o buquê de noiva para o grande dia
:: Alô, noivas: 4 dicas para escolher o vestido, o penteado e a make ideais
:: 4 passos para fazer a lista de convidados sem estresse

Como nada no planejamento de um casamento é tão simples como parece, vou listar alguns pontos de atenção:

De olho nos convidados:

Você precisa prestar atenção na condição financeira dos seus convidados. É sempre interessante ter na lista presentes com diferentes valores, pois existe aquele convidado que ficará encabulado de dar algo simples, e aquele que não terá condições financeiras para te dar um eletrodoméstico.

Mantenha o foco:

Façam a lista juntos e foquem no estilo de vida que possuem e também nos itens que ainda não adquiriram, mas desejam. Esses serão os norteadores de vocês. Também é importante priorizar o que é essencial em uma casa, como um aparelho de jantar completo, jogo de copos, taças, travessas, faqueiro, conjunto de xícaras, eletrodomésticos, utensílios para a cozinha como jogos de panela, entre outros.

Pesquise:

Defina mais de uma loja como opção de compra, e antes de decidir visite-as e verifique os seguintes pontos:

  • Possui compra física e online? É sempre bom ter as duas opções.
  • Qual o prazo máximo de entrega dos presentes?
  • Qual a política de troca?
  • O frete é grátis ou tem algum custo adicional para os noivos ou convidados?
  • Qual a garantia dos noivos e convidados?

casa

Detalhe:

Para que não haja erro na hora da compra, detalhe todas as informações na lista. Coloque a cor, mais de uma opção, quantidade, marca e tamanho. Assim quem irá atender seu convidado na loja venderá o item que vocês escolheram.

Sem presentes:

Se o casal já mora algum tempo junto e tem tudo para a casa, existem outras ideias bacanas para oferecer ao convidado. O importante é ter alguma opção, pois todos querem dar algo ao casal.

  • Passeios na Lua de Mel: É de bom tom ao invés de pedir dinheiro para a lua de mel, dar a opção dos convidados comprarem alguns passeios, assim eles se sentirão fazendo parte desse momento do casal.
  • Doação: Outra opção é pedir doações para alguma instituição que o casal gostaria de ajudar.
  • Dinheiro: Caso os noivos não residam mais no Brasil, mas irão fazer a cerimônia aqui, neste caso a lista de dinheiro é bem aceita.

É indicado que a informação de onde encontrar a lista de presente seja dada quando o convidado perguntar. Por isso, avise aos pais, madrinhas e padrinhos para que eles ajudem a espalhar a resposta.
E não esqueça de enviar uma mensagem para todos aqueles que os presentearão agradecendo.

Para os assessores de plantão:

Tenha sacos com lacre e uma sala com chave que fique de responsabilidade de alguém da equipe. É interessante ter um cofre para guardar os presentes de alto valor. Se não houver esta opção, tente deixar já com os noivos ou pais, e oriente-os de colocar no carro ou no quarto do hotel.

 

 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna