Mom jeans: como criar looks sofisticados com a calça dos anos 90

O jeans reto de cintura alta, modelo de calça mais popular dos anos 90 e conhecido como “mom”, voltou com tudo no ano passado. Sua popularidade foi impulsionada pela nostalgia 90’s e por modelos como Kendall Jenner e Gigi Hadid. Superjovens e fashionistas, os looks usados por elas envolvem cropped top, recortes e outros truques de styling mais ousados.

As combinações acabaram causando receio em muitas mulheres que não curtem ou que, por motivos profissionais ou de faixa etária, não se identificaram com as combinações propostas. A consequência foi a exclusão do mom jeans dos seus looks por acharem que eles ficavam sexy e juvenil demais ou deselegantes e muito sérios. Depois de duas clientes de personal styling dividirem essa dúvida comigo, resolvi fazer uma coluna sobre o tema e provar que todo mundo pode se jogar nesse modelo de calça e ficar linda.

Divulgação Reformation.

Divulgação: Reformation

A pergunta mais frequente é que tipo de sapato usar com a calça. Minha proposta favorita é o scarpin de bico fino, que alonga e agrega sofisticação. Combinado com blazer e em tons claros fica a cara do verão:

Divulgação Reformation.

Divulgação: Reformation

Outra questão é que tipo de parte de cima usar. O body, ou collant, é uma boa ideia, pois fica ótimo com cintura alta e não acrescenta volume.

Reprodução Moda Operandi Carven.

Reprodução: Moda Operandi Carven

Vale dobrar a barra da calça se o comprimento na altura do ossinho do tornozelo incomoda. E repare como a escolha dos complementos em preto deixa o look ainda mais sofisticado.

Reprodução Net-a-porter Saint Laurent.

Reprodução: Net-a-porter Saint Laurent

Vai também com a influência esportiva do suéter com desenho gráfico:

Reprodução Topshop.

Reprodução: Topshop

O jeans com sapato masculino e cardigan é a cara do conforto sem perder o ar chique. Confira:

Reprodução Net-a-porter Alexander Wang.

Reprodução: Net-a-porter Alexander Wang

Dá para usar as mom jeans com bota também: o segredo é prestar atenção em como o cano se ajusta na perna. Quanto mais justo for o cano, melhor, já que a calça tem a boca reta. Se ficar estranho, basta dobrar a barra. Abaixo, a bota metalizada é o ponto alto do look. Com um tênis ou sapatilha a combinação se tornaria básica, mas o dourado dá um ar mais moderno.

Reprodução Net-a-porter Balenciaga.

Reprodução: Net-a-porter Balenciaga

A botinha de verniz, por outro lado, é super ajustada, por isso não existe necessidade de dobrar a barra. A composição a seguir é sucesso garantido em compromissos à noite:

Reprodução Net-a-porter Frame.

Reprodução: Net-a-porter Frame

E agora, topa dar férias para o jeans skinny?

Confira outras colunas de Roberta Weber
:: De olho na tendência: como usar o terninho em looks fashionistas
:: A calça cáqui voltou! Saiba como arrasar nos looks
:: Anos 80: como usar a década queridinha da vez em 2017

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna