A nova psicologia do sucesso: como a atitude mental influencia toda sua vida

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Nem talento, nem sorte. O que determina o sucesso é a atitude mental, ou seja, como pensamos e reagimos a cada situação. Essa é a conclusão que chegou a renomada psicóloga da Universidade de Stanford e autora do livro Mindset, a nova psicologia do sucesso, Carol Dweck. Carol estudou durante anos a relação entre a maneira como as pessoas pensam e o sucesso que elas têm. A pesquisadora concluiu que existem dois tipos de modelos mentais, o fixo e o progressista. O pulo do gato está em acreditar que podemos melhorar e entender que o sucesso é o esforço e a dedicação, independentemente das falhas.

Modelo mental “fixo”
Pessoas com atitude mental fixa escolhem acreditar que traços e talentos são fixos, pensam que estão presas ao nível de inteligência com o qual nasceram e acreditam, basicamente, que falta habilidade para mudar e que o fracasso é um constrangimento a se evitar, se não tem o talento para aquilo é melhor nem tentar.

Modelo mental “progressista”
Já as pessoas de atitude mental progressista acreditam que habilidades podem ser adquiridas com experiências e esforço e o fracasso não deve ser evitado, acreditam que com trabalho duro podem fazer qualquer coisa.

É como no esporte: os melhores atletas estão sempre praticando e buscando formas de serem melhores. Muitas vezes treino supera talento, alcançar o topo é fruto de trabalho e esforço. A grande mensagem é não ter medo nem vergonha de tentar e de se dedicar mais, e isso é o que prega a nova psicologia do sucesso.

hiking-1149891_1280

Na contramão desse conceito moderno, lembro que ouvi certa vez que o filho do vizinho era muito inteligente, estudava pouco e se saía muito bem em testes na escola. Eu também ia  bem na escola, mas pensei que eu devia ser burra porque precisava estudar para conseguir notas altas nas provas. É assim que boa parte de nós pensa quando falha ou não se saí tão bem em alguma atividade, logo achamos que não servimos para aquilo mesmo, que não temos talento.

A lição do Mindset é que esforço e perseverança são o elogiáveis e que isso é o que devemos valorizar nas pessoas: a crença de que podem realizar. Temos que colocar em prática nosso modelo mental progressista e valorizar mais as tentativas, a dedicação e o treino em vez de apenas creditar as conquistas à sorte e talentos pessoas.

E você, qual o seu mindset?

MINDSET FIXO MINDSET PROGRESSISTA
Evita desafios Aceita desafios
Desiste facilmente Persiste nas dificuldades
Entende que esforçar-se é ruim Entende que esforçar-se é melhorar
Teme o fracasso e nem tenta Prefere tentar mesmo se fracassar

 

Leia mais
:: 4 dicas de comportamentos para prestar atenção quando você está tentando poupar dinheiro
:: Faça grandes coisas acontecerem: saiba como melhorar sua “inteligência relacional” 

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna