Saiba quem são as 13 mulheres negras na lista de pessoas mais influentes do mundo

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

A revista Time recentemente divulgou a lista das 100 pessoas mais influentes do ano de 2018. Para minha alegria, tivemos vários negros nesta lista. Estamos ocupando cada vez mais locais e espaços notáveis e de grande influência mundial. Mesmo assim pouco se falou do número considerável de mulheres negras na lista: ao todo são 13.

Tenho a certeza que esse número tende a crescer nos próximos anos. Já provamos que temos potencial, não é mesmo?

Conheça cada uma das negras mais poderosas do ano:

1 | Tiffany Haddish

Comedian Tiffany Haddish arrives for the 90th Annual Academy Awards on March 4, 2018, in Hollywood, California.

Foto: AFP

A atriz recebeu diversos prêmios por seu papel no filme Girls Trip e também foi primeira mulher negra a apresentar o Saturday Night Live. Ela está prestes a produzir uma nova série para a HBO, chamada Unsubscribd, e está sendo descrita como um exame sobre a negritude feminina, beleza e identidade.

Ela ainda apresentou uma categoria no Oscar de pantufas e com salto alto na mão, para dizer que estava cansada de usar salto alto em premiações.

2 | Cardi B

Foto: Kyle Grillot | AFP

A rapper negra latina é dona do maior hit solo feminino dos EUA em 2017 com apenas 25 anos, Bodak Yellow. Há pouco, ela anunciou sua gravidez e apareceu em vídeos na internet sendo elogiada por Jay-z e Rihanna.

3 | Nice Leng’ete

Resultado de imagem para nice leng'ete afp

Foto: Reprodução/Youtube

A ativista queniana recebeu a honra por seu trabalho com as comunidades Maasai no Quênia para acabar com a prática da Mutilação Genital Feminina (MGF).

4 | Issa Rae

Resultado de imagem para issa rae

Foto: Divulgação/HBO

Ela é atriz, escritora e produtora de séries. Issa recebeu indicações por sua atuação em Insecure, série que também produz, incluindo duas no Globo de Ouro, por exemplo. A série fala da vivências da mulher negra contemporânea.

5 | Jesmyn Ward

Resultado de imagem para jesmyn ward

A escritora americana, recebeu um prêmio da Fundação MacArthur e o segundo National Book Award por seu terceiro romance, Sing, Unburied, Sing que faz uma crítica aos Estados Unidos com uma história de uma família americana negra. O livro fez com que ela fosse a primeira mulher a ganhar dois National Book Awards.

6 | Lena Waithe

Resultado de imagem para lena waithe

Foto: AFP

A atriz e roteirista americana fez história na 69ª edição anual do Emmy, tornando-se a primeira mulher negra a receber o prêmio de Melhor Escritora de uma Série de Comédia por Master of NoneEla dedicou o prêmio à comunidade LGBTQIA.

 7 | Jennifer Lopez

The 'If You Had My Love' hitmaker performed at the TIME 100 Gala in New York City on Tuesday (Source: ANGELA WEISS - AFP)

Foto: AFP

Não precisa de apresentações, né? Em 2017, no Billboard Latin Music Awards, foi honrada com o Premio de la Estrella (Star Award), pelo seu legado musical e importância na comunidade latina. A cantora é a artista latina mais bem paga do mundo atualmente.

8 | Rihanna

Resultado de imagem para rihanna afp

Foto: AFP

Mais uma que dispensa apresentações, né? O destaque maior dela é como empreendedora, com a Fenty Beauty. Conseguiu atingir o objetivo de alcançar a todos com sua marca de maquiagem. A cantora não para de empreender e em breve veremos sua nova marca de lingeries, que também tem o objetivo de embelezar todos os tipos de corpos.

9 | Tarana Burke

Foto: Reprodução/ Instagram @time

Ela é a ativista por trás do movimento #MeToo, sobre o qual tanto falamos nos últimos meses! Fez uma revolução entre as americanas (e posteriormente do mundo todo) contra o assédio no trabalho, principalmente.

10 | Janet Mock

Foto: Reprodução/Instagram

Apresentadora, ativista, editora e escritora transgênero. Seu trabalho é voltado aos direitos dos transgêneros. Essa semana ela publica seu segundo best-sellerSuperando a Certeza, as memórias de Mock.

11 | Maxine Waters

Resultado de imagem para maxine waters twitter

Foto: Reprodução/Twitter

Congressista americana do Partido Democrata que defende os direitos civis negros e que bate de frente com Trump.

12 | Oprah

Foto: AFP

Foto: AFP

Ela é a mulher negra mais influente do mundo e recebeu o prêmio Cecil B. DeMille, pelo conjunto da obra no Globo de Ouro de 2018.

13 | Meghan Markle

Resultado de imagem para meghan markle afp

Foto: AFP

Muitos podem estranhar a presença de Meghan nesta lista. Mas a gente explica: ela é filha de mãe afro-americana e pai branco. Apesar de suas características físicas confusas para a maioria, ela tem a descendência direta da mãe negra. Sua identidade racial é algo que sempre vem à tona quando falamos dela. Nos Estados Unidos, onde nasceu, as descendências são levadas em conta, já por aqui no Brasil as características físicas são as que mais “contam”. Aliás, fiz essa reflexão em outra coluna sobre isso. A própria Meghan se considerada mestiça e acredita não se encaixar em apenas uma raça. É alguém que rompe barreiras.

Esse ano é dela! Única na categoria “Líderes” da lista dos 100 da Times, Meghan é a futura esposa do príncipe Harry e carrega uma quebra de estereótipos enorme. Ela é americana, atriz e divorciada. Quando imaginaríamos que ela se casaria com um dos herdeiros do reinado da Inglaterra? Ela se tornou embaixadora de causas humanitárias e trabalha para a Entidade para Igualdade de Gênero e Emancipação das Mulheres das Nações Unidas.

Leia mais:
:: Opinião: mas por que uma negra não poderia representar o Rio Grande do Sul, afinal?
:: “Pantera Negra”: curiosidades sobre o primeiro filme de heróis negros da Marvel
:: #BeyChella: “Obrigada por me deixarem ser a primeira mulher negra como atração principal do Coachella”, diz Beyoncé

Leia mais
Comente

Hot no Donna