De oxford a bota de plástico floridos: os sapatos que vão ser hit em 2015 | Moda na Real, por AsPatrícias

Pode parecer certo exagero, mas impossível resistir à analogia diante dos resquícios do dramático sangue italiano que corre em nossas veias: a moda hoje lembra um pião, dando voltas sobre o próprio eixo. Calmaí. Tem novidades?! Claro. Afinal, característica primordial do ser moda é exatamente o pão quente de cada temporada. Só que novo surge em nuances, apimentando o que já se viu na estação passada, como uma construção que se faz por etapas. Nada radical. Ruim?! Não. Só é preciso um olhar mais atento para identificar o que realmente atualiza o visual, o que faz a diferença, o que pincela o desejo imediato.

E nosso olhar corre para algo fundamental para transformar qualquer ontem em hoje: os sapatos. No São Paulo Fashion Week de inverno 2015, eles provocaram alvoroço com construções híbridas que flertam com peso e leveza, masculino e feminino, decorativo e minimalista. #ficaadica: aposte e pise firme na próxima estação do frio: os sapatos vão renovar você.

:: Tudo o que rolou! Confira nossa cobertura completíssima da SPFW

O fundamental para entender o que está acontecendo com este coadjuvante alçado a protagonista é saber que o sapato dá o ritmo da dança. Isso mesmo. Imagine um look puro glamour como o da estilista mineira Patrícia Bonaldi. Imaginou?! Se você usar um sandália de tirinhas com um vestido bordado PatBo vai ficar apenas mais uma moça de boa família bem vestida. Bocejo. Mas, atenção aqui, se calçar um oxford de bico alongado, bem masculino, em uma cor vibrante e com um detalhe de glamour, vai ter um visual contemporâneo, uma pegada out sider fundamental para corromper a formalidade do social. Captou?! Isso mesmo. O sapato é o ingrediente perfeito para transformar uma possibilidade cafona em algo extraordinário, ideal para estes tempos normcore – eita palavrinha insistente esta, que define o atemporal, o mais básico, o menos cheios de frescuras da moda, muito em voga hoje. O sapato, caras, é a frescura.

#ModaNaReal
:: Acessório para ter: cocktail ring, um clássico da personalidade
:: Cardigãs em looks nada formais
:: Como usar saia lápis: o guia essencial para todos os tipos de corpos
:: Consultório Fashion: tire todas as suas dúvidas de moda

Portanto, o oxford da Pat Bo é perfeito para traduzir não apenas o modelo em alta, mas a mistura essencial. Aposte em oxford. E aposte em oxford para vestidos e roupas finas e elegantes. Eles são como os tênis, que também seguem na estação do frio, subvertendo o clássico e o formal, vide a criação da Osklen.

oxfordpatbo
Muitas vezes, a subversão se dá na própria construção, em um modelo de referências apostas como a flower boot de Alexandre Herchcovitch. Toda construída em plástico, assinada pela Melissa, que já a colocou à venda logo após o desfile na Galeria de SP e na loja virtual por R$ 500 (sim, é cara), a bota é decorada por delicadas flores, mas tem um salto tratorado pesadíssimo e fica linda com vestidos sutis e até mesmo com jeans, já que é pode ser suave ou hard em níveis idênticos. Tá. Não precisa ser a flower boot de Herchcovitch, mas pense assim, em saltos tão pesados que chegam a parecer grosseiros e – por que não dizer?! – até um pouco toscos ao primeiro olhar, mas que vão garantir o seu ingresso no contemporâneo.

00a78534

E por falar em peso pesado, chegamos ao terceiro modelo que a gente considera fundamental para o inverno 2015: as botas. Impossível um inverno sem elas, lógico. Gisele usou uma longa na passarela da Colcci, que pode não ser a mais brilhante, até por remeter a uma Balenciaga de outras temporadas, mas é, sem dúvida, linda. Com suas tramas, tem um charmoso detalhe de dedo à mostra, como um peep toe discreto – viu?! Eis aqui os apetitosos contrastes novamente.

COLCCI
Quem fez também e provocou a libido fashion da plateia foi a Forum (com cadarços), a Cavalera (decorada por pele) e a Animale (a azul da grife carioca é demais). Use com tudo! Principalmente com roupas que antes você não usaria, como com vestidos de festa. Sim, cara amiga, a nova regra é descombinando que se combina. Boas descombinações!

TUFI DUEK
Bota com cadarços da coleção de Tufi Duek

 

Leia mais
Comente

Hot no Donna