Dedicar um tempo para você é o segredo para bons resultados no trabalho

Foto: Pexels, reprodução
Foto: Pexels, reprodução

Imagine a seguinte situação: as coisas no trabalho não vão muito bem e isso está afetando sua saúde. Há crises de ansiedade crônica, pânico ou depressão – sintomas bastante comuns entre nós (o Brasil tem a maior taxa de pessoas com depressão na América Latina e uma média que supera os índices mundiais). Então, você resolve mandar um e-mail para o CEO da sua companhia com cópia para os colegas dizendo assim:

Olá, time! Eu vou tirar hoje e amanhã de folga para focar na minha saúde mental. Espero voltar na semana que vem renovada e 100% pronta para o trabalho. Muito obrigada.

Qual a resposta você acredita que receberia da empresa?

Enquanto você reflete, vou adiantar que essa é uma história real que tomou conta da internet na última semana. A resposta do CEO da companhia ao e-mail da desenvolvedora online, Madalyn Parker, se popularizou e gerou mais de 36 mil curtidas no Twitter. O que ele disse?

“Oi, Madalyn. Eu gostaria de te agradecer pessoalmente por mandar um e-mail como este. Toda vez que você o faz, eu os uso como lembretes da importância de usar dias de folga também para a saúde mental. Eu não acredito que isso não seja uma prática comum em todas as organizações“, disse o CEO na mensagem. Ele continuou: “Você é um exemplo para todos nós, ajudando a cortar o estigma de que seja possível para todos nós darmos 100% no trabalho“, concluiu o e-mail.

Surpreso com a resposta? Confesso que fiquei, não esperava por isso. Pela minha experiência a maioria de nós tem preconceitos contra quem enfrenta depressão, pânico e precisa, muitas vezes, se ausentar do trabalho. Ler a mensagem acima me dá um suspiro de alegria, mostra que está em curso um lento aprendizado sobre empatia dentro do ambiente corporativo, sobre a importância de cuidarmos da mente dentro ou fora do trabalho.

Lendo a história da Madalyn, lembrei de um dia muito marcante para mim. Foi quando uma colega teve uma crise de pânico minutos antes de entrarmos com o jornal no ar. Foi duro perceber o quanto para ela era difícil aceitar toda aquela emoção num momento em que a equipe inteira esperava por ela. Ela precisou de alguns dias de folga para por a vida no eixo, mas pelos corredores havia quem murmurasse que era preguiçosa ou até descomprometida. Não era verdade! Ela apenas precisava se cuidar.

E por que falar de tudo isso? Para entender um simples conceito: alta performance no trabalho requer descanso. Ouvi isso de uma terapeuta holística há duas semanas, quando ela advertia: higiene e descanso mental são peças-chave para continuar a entregar resultados no mercado de trabalho tão exigente quanto o que estamos inseridos.

Nem sempre é fácil fazer um pausa para se cuidar, nem necessita ser folga, às vezes, só tirar uns minutos para cuidar da mente já faz um bem! A própria Ayurveda, filosofia médica oriental, já ensina: o ser humano não precisa esperar adoecer para se cuidar. Para ir além na carreira, tá aí uma boa dica, dê-se um tempo!

Confira outras colunas de Kellen Severo
:: Mindfulness: passo a passo de meditação em 1 minuto para sair do piloto automático
:: O que sua voz diz sobre você? Pesquisa relaciona o tom de voz com o sucesso na carreira
:: O que te faz feliz no trabalho? Conheça o princípio do “estado de fluxo”

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna