Descubra o que empresas e profissionais de sucesso têm em comum

Neste mês de maio, visitei mais de sete cidades de Mato Grosso. Enquanto percorria as estradas do estado considerado uma das potências do agronegócio nacional, aprendi uma regra de ouro que quero compartilhar aqui. Pode parecer simples, mas não é e diz o seguinte: faça aquilo que decidiu fazer.

Pense em quantas vezes você já frequentou aulas, palestras, cursos e voltou para casa motivado e cheio de anotações. O que fez depois? Guardou as folhas na gaveta em um domingo à noite e retomou a rotina segunda-feira fazendo o mesmo que estava fazendo antes da aula, do curso ou da palestra. O ponto é: o quanto você coloca em prática aquilo que planeja fazer?

Seja na vida pessoal quanto na carreira, um dos diferencias das pessoas e empresas de sucesso é que elas planejam em 5% do tempo e executam nos 95% de tempo restantes. Essa ideia é apresentada por um dos gurus da gestão empresarial, Jim Collins, que é estudioso do comportamento de grandes empresas e autor de livros como Empresas Feitas Para Vencer, título que já vendeu milhões de exemplares no mundo todo.

download

Pense em quantas vezes você decidiu fazer uma coisa e fez outra. Pense em quanto tempo gastou fazendo uma lista, sonhando acordado ou planejando. Depois avalie quanto efetivamente executou. Profissionais de sucesso são aqueles que buscam fazer 100% do que realmente se propõe a fazer. Segunda-feira costuma ser o dia das promessas: que tal começar já a colocar em prática aquilo que você se propôs?

Voltei da viagem cheia de resoluções e listinhas. Já fiz isso outras vezes, mas as folhas de papel na maioria das vezes acabaram perdidas em alguma gaveta e com elas se perderam também as ideias de fazer o novo. Dessa vez vou fazer diferente, não vou guardar a lista na gaveta. Vou olhar para ela diariamente até ver os 95% executados. A hora de realizar é agora!

Dicas

♦ Planeje o que deseja realizar e anote em uma lista
♦ Afixe a lista em lugar visível, pode ser na geladeira, no armário. Veja a lista todos os dias!
♦ Dê prazos para a execução das tarefas
♦ Organize por prioridades
♦ Vá colocando um “ok” à medida em que as realizar
♦ Revise a lista de tempos em tempos e mantenha o foco para fazer o novo
♦ Lembre-se: foco é saber dizer NÃO
♦ Se quer resultados diferentes, comece a fazer diferente. A maior loucura é querer mudanças quando continuamos a fazer tudo igual.

Na coluna dessa semana quero fazer um agradecimento especial a um dos palestrantes mais requisitados do Brasil, de acordo com levantamentos das revistas Veja e Exame, Carlos Alberto Júlio. Foi ele que me inspirou durante minha viagem em Mato Grosso e me ensinou muitas das coisas que divido aqui com vocês. Salve, meu amigo Carlos Julio! Que continue a inspirar mais e mais pessoas ao seu redor.

Leia também
:: Compras não planejadas são reflexo de desperdício: veja como fugir desta cilada
:: Por que as mulheres negociam menos do que os homens – e como virar este jogo
:: Lições de uma #Girlboss: como aprender com os erros e acertos da garota que inspirou a série

Leia mais
Comente

Hot no Donna