Dia das Crianças com chuva: 7 dicas de atividades para fazer com as crianças em casa

Mariana Zarth, especial
Mariana Zarth, especial

Dia das Crianças com previsão é de chuva em muitas cidades do RS. E agora? Dá, sim, para entreter os filhos dentro de casa. Com um pouco de criatividade dá para improvisar algumas atividades e aproveitar o dia com a criançada. Escolha uma e garanta a animação da turma.


Pintando o sete
O que criança gosta mais do que lápis de cor, canetinhas e desenhos? Então, separe tudo isso, junte revistas, tintas e gravuras e deixe as crianças mostrarem o artista escondido. Ao final da brincadeira faça uma exposição com as pinturas.


Cineminha

Que tal preparar uma deliciosa pipoca e fazer uma sessão família de cinema no meio da sala? Vale montar uma cabana, cama no chão, lotar o sofá. Aí é só escurecer o local e aproveitar.


Soltando a fantasia

Que tal entrar na brincadeira e inventar fantasias junto com as crianças? Misture roupas suas e deles, penteados malucos, máscaras e chapéus que tiver e faça um teatro no meio da sala.


Bagunça na cozinha
Junte a criançada para preparar algo gostoso na cozinha. A ideia é que eles coloquem a mão na massa e inventem bolos, biscoitos, etc. Abaixo duas sugestões de receitas saudáveis e fáceis para repetir em casa.

* Receita de bolo de banana no liquidificador (dica da nutri Rita Cherruti)
Ingredientes
1 xícara (chá) de óleo de côco
1 xícara e meia (chá) de açúcar mascavo orgânico
3 ovos caipiras
3 bananas nanica médias picadas
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo
No liquidificador, bata o leite, o óleo, o açúcar e os ovos. Deixe por tempo suficiente para que a mistura fique homogênea e cremosa. Feito isso, junte as bananas e bata somente até triturar levemente, deixando alguns pedacinhos da fruta. Untar a forma, enfarinhar e levar ao forno médio por 30 a 40 minutos.

Mariana Zarth, especial

Mariana Zarth, especial

 

* Pão de queijo de batata-doce (dica da nutri Gabi Penter)
Ingredientes
1 xícara de batata doce cozida
2 xícaras de polvilho doce
2 xícaras de polvilho azedo
2 ovos
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1/2 copo de água
2 colheres de sopa de farinha de linhaça ou chia em grãos
1/2 xícara de orégano fresco
sal a gosto

Modo de fazer
Em uma vasilha esmagar a batata doce com auxílio de um garfo. Misturar à batata os ovos, o polvilho e a linhaça de chia. Acrescentar aos poucos o azeite, o sal e a água. Se necessário acrescentar um pouco mais de água, para que a massa fique mais homogênea. Acrescentar o orégano e fazer bolinhas com as mãos. Assar em forno pré aquecido a 180 graus por mais ou menos 20 minutos. Aumentar a temperatura para 200 graus e assar por mais 10 minutos ou até que fiquem dourados.


Piquenique indoor
Aproveite as guloseimas preparadas na cozinha e monte um piquenique na sala. Coloque um toalha no chão, almofadas e os petiscos e se deliciar. Vale convidar os amigos brinquedos também.

Foto: www.thepicnicsite.com

Foto: www.thepicnicsite.com


Brincadeiras à moda antiga
Aqui vale brincar de dança das cadeiras, forca ou mímica. Outra brincadeira que faz sucesso é o telefone sem fio. Veja abaixo como montar o seu:
O que vai precisar:
– 2 potes de iogurte
– Barbante no comprimento desejado
– Palitinho de dente
– Tesoura
– Agulha de crochê para furar o fundo dos potes

telefone

Como fazer:
A primeira coisa é furar o pote de iogurte para passar o barbante, usando a agulha. Depois, passe a ponta do barbante pelo fundo de cada pote, amarre um pedacinho do palito de dente para que o fio fique preso e pronto! Comece a fazer suas ligações.
Se preferir, você pode decorar os potinhos também com adesivos ou fitas coloridas.

7
Incentivando a boa ação

Que tal aproveitar o dia chuvoso e colocar as crianças ajudando a dar uma geral nas roupas e brinquedos que não estão mais sendo usados? Eles podem ajudar na escola dos objetos que depois serão doados a alguma criança carente ou instituição.

Mais colunas da Vanessa
:: 5 coisas para fazer com as crianças no feriadão
:
Conheça o slow parenting: a proposta dos “pais sem pressa”

:: O brinquedo certo em cada fase até os 3 anos da criança

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna