Dicas de como voltar à vida social após a chegada do bebê

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A frase que mais ouço das mães com as quais convivo é: “a maternidade é um processo solitário”. Isso não significa que você não terá uma estrutura familiar presente, e sim que a chegada de um filho muda tudo na vida de uma família, especialmente da mulher, que tem que aprender a lidar com vários novos sentimentos enquanto aprende a cuidar de um ser pequenino.

Aprender a readaptar sua vida social não é fácil, já que até bem pouco tempo você saía para trabalhar, conversava com muitas pessoas, emendava um happy hour com os colegas após o trabalho ou saía para curtir com o maridão sem se preocupar com o horário para voltar.

A boa notícia é que é possível (e necessário) que a mãe retome sua vida social após a chegada do bebê. Claro que nada será como antes e muitas mães ficam inseguras na hora de sair com o bebê – ou pior – sem ele. Mas é importante que não esqueçamos de nós nesse processo. Para isso, listei alguns pontos que podem ajudar na hora de voltar a rotina após a chegada do bebê e também dica de lugares para ir com eles. O que não pode é ficar em casa, sozinha!

Divulgação, HBO

Divulgação, HBO

SAIA COM OS AMIGOS

Sempre que for possível marque um encontro com as amigas mesmo que seja uma volta rápida no shopping ou um passeio no parque. Organizar um programa de casais como um jantar na casa de amigos ou conhecer o novo restaurante também é uma boa opção. Se você tiver com quem deixar o pequeno (algum familiar ou babá) não se sinta culpada e vá curtir seu momento. Caso não tenha, vale lembrar que hoje em dia os restaurantes estão cada vez mais preparados para receber casais com crianças (confira aqui uma lista completa de lugares kids friendly em Porto Alegre) e há opção de cinema com sessões adaptadas para bebês de até 18 meses, como o Cinematerna.

INCLUA O PAI NA PROGRAMAÇÃO

Não há como negar que a relação do casal muda muito após a chegada do filho. A mãe acaba se dedicando muito ao bebê, os dois – especialmente no primeiro ano da criança – estão sempre cansados e a relação acaba sendo deixada de lado. Para que isso não aconteça com vocês, a dica é continuar preparando momentos a dois. Um filme e um vinho após o bebê ir para o berço, um jantar diferente mesmo que em casa ou mesmo apenas sentar no sofá e passarem um momento juntos e a sós.

Mais colunas da Vanessa
:: 10 lugares na América do Sul, América Central e no Brasil para viajar com crianças
:: Desapegos virtuais: compra e troca de itens infantis usados são boas opções de economia
:
10 hotéis no Brasil para ir com as crianças nas férias

PRATIQUE UMA ATIVIDADE FÍSICA

A atividade física é uma ótima “desculpa” para sair de casa. Cuidar do corpo e da mente vão deixar você muito mais relaxada e de bem com a vida. Assim como os restaurantes, as academias já estão se preocupando com esse público e já existem locais especializados para receber mãe e filhos.
Aqui você descobre algumas alternativas para voltar a malhar sem preocupação.

TIRE UM TEMPO PARA FAZER O QUE GOSTA

Rotina da casa ajustada, é chegado o momento de encontrar um tempo para retomar uma atividade que gostava de fazer antes do filho. Pintar, desenhar, ler, fazer aulas de sapateado, balé ou algum tipo de artesanato. O que importa é se ocupar com algo que te faça feliz.

Foto: Pexels

Foto: Pexels

CUIDE-SE

Noites sem dormir, cansaço e aquela aparência de urso panda faz você ficar de mal com o espelho. Então é hora de buscar um tempo para cuidar do cabelo (já existem tratamentos que permitem que a mulher siga amamentando normalmente), das unhas ou comprar uma roupa nova pode fazer uma grande diferença.

ACABOU A LICENÇA-MATERNIDADE

O tempo passou e chegou o dia de retornar ao trabalho. Apesar do coração ficar apertado e muitas mães terem vontade de largar tudo e ficar só com o filho, retornar ao trabalho e ao convívio dos colegas pode ser uma ótima opção para acabar com a solidão. E lembre-se: ao buscar alternativas para cuidar de si você estará cuidando de toda a família, pois afinal, se nos sentimos bem, todos se sentirão assim também.

Leia também
:: Depois de ser mãe: projeto incentiva e aconselha mulheres a voltarem à vida sexual ativa depois que os filhos nascem

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna