Dicas para montar a lancheira para as crianças

Foto: Vanessa Martini
Foto: Vanessa Martini

Filhos de volta à escola e para algumas mamães a preocupação de sempre: como manter a diversidade na lancheira das crianças durante o ano pois o lanche precisa ser, além de nutritivo, atrativo para que seja consumido pelos pequenos. Antes de tudo, ao pensar na lancheira você lembrar que o lanche precisa conter três itens: BEBIDA, PORÇÃO PRINCIPAL e FRUTA.  Veja dicas da consultora de alimentação Graciela Martins, da @agracanacozinha.

ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO

Essa é a regra de ouro para que essa tarefa seja bem executada pelos papais.
– Organize cardápios semanais ou quinzenais e fixe na geladeira ou em algum mural da casa. Eles servirão como auxílio na hora de fazer as compras ou montar o cardápio.
– Invista em materiais de qualidade como lancheiras e garrafinhas térmicas que mantenham por mais tempo a temperatura dos líquidos e potes específicos para os lanchinhos.

BEBIDAS

– Se a criança já possui o hábito de consumir frutas diariamente, não há necessidade alguma de enviar sucos. Você pode optar por água sem problema algum.
– Para quem não abre mão do suco, a dica é congela-lo em pequenas forminhas e enviar na garrafinha praticamente congelado. Até a hora do lanche ele provavelmente já estará descongelado e fresco.
– Você poderá também utilizar a polpa do suco, batendo a fruta com pouquíssima água e congelando. Assim, no momento de montar a lancheira, e só retirar os cubinhos de polpa e levar na garrafinha com água. Até a hora do lanche o gelinho de polpa se misturou a água. Basta agitar.
– Se optar por sucos industrializados é importante ler o rótulo e optar por sucos integrais e sem açúcar. Fuja dos néctares, refrigerantes, sucos de soja ou achocolatados.
– Com os iogurtes, opte sempre pelos naturais ou integrais, resista aos de “frutas”, envie as frutas picadinhas para serem misturadas na hora.
– Muita água. Mande sempre água na lancheira e incentive seu filho a toma-la durante a permanência na escola.
–  Outra opção bacana é água de coco também praticamente congelada no mesmo sistema do suco.

FRUTAS
– Fique atenta a época das frutas, já que elas estarão com todo o seu potencial nutricional, além de estarem com valor bem mais em conta.
– Laranja, manga, melancia são frutas para serem enviadas picadas.
– A dica é para as frutas inteiras como a maça, por exemplo, cortar em fatias e envolver em plástico filme.
– Morangos, uvas, bananas e peras são frutas que podem ser enviadas inteiras.
– Você pode optar por enviar uma saladinha de frutas com suco natural de alguma das frutas. E ainda incrementar com granola isenta de açúcar, se preferir.
–  O pote de preferência deve ser hermético e térmico, e se a escola possuir geladeira para manter os lanches, melhor ainda.
** Algumas frutas cortadas oxidam muito rapidamente, a dica é pingar gotas de limão.

O LANCHE
– Opte por pãezinhos puros, pão de queijo, ou recheados, com algum patê, manteiga ou queijo
– Caso a criança curta, invista em folhas como cenoura, tomate ou beterraba, por exemplo.
– A segunda opção são muffins, bolinhos caseiros ou cookies e biscoitos.
– Se possível, fuja de bolachas e biscoitos, pãezinhos e bolinhos industrializados, eles são ricos em açúcar, gorduras, corantes e conservantes.

DICAS DE SUBSTITUIÇÕES
– Açúcar refinado por açúcar demerara, de côco, mascavo ou mel
– Farinha de trigo por farinha integral ou farinha de amêndoas
– Margarina por manteiga, ghee (ou ghi – é um tipo de manteiga clarificada, muito usado na culinária indiana) ou manteiga clarificada
– Achocolatado por cacau em pó
– Sal refinado por sal marinho, sal de ervas

Foto: Reprodução/Instagram @mamaepratica

Foto: Reprodução/Instagram @mamaepratica

DICAS  DE PERFIS PARA SEGUIR NO INSTAGRAM COM DICAS DE LANCHES 
@mamaepratica
– As irmãs gêmeas Fabi Fontainha e Mari Branco são de São Paulo e dividem no perfil, além de dicas da maternidade, o lanche que enviam na lancheira dos filhos com ideias práticas e criativas.

@lancheiradaalice – A Ju é de Brasília e mãe da Alice de 9 anos. No perfil ela publica dicas de lanches saboros e fofos, que manda acompanhado sempre de um bilhete carinhoso para a filha.

 @lancheira_divertida –  A Sáskia, mãe da Sarah e do Miguel  da dicas sobre alimentação infantil prática e saudável e ainda ensina uns truques para uma lancheira bem animada.

SUGESTÃO DE PLANILHA PARA SER AFIXADA NA GELADEIRA (experimente! facilita a vida)

SEGUNDA-FEIRA 
Água de Côco + Banana + Queijinho e tomate cereja

TERÇA-FEIRA 
Suco de laranja com cenoura + Bergamota + pão de queijo de tapioca

QUARTA-FEIRA 
Água saborizada com rodela de laranha +Morango + Panquequinha de banana

QUINTA-FEIRA 
Suco de limão e abacaxi + Uvas + Bolinho de cacau

SEXTA-FEIRA
Suco de uva integral + Maça + Sanduíche de queijo e cenoura
Tomatinho cereja cortadinho, palitinhos de cenoura e pepino, queijo minas cortadinho.
Biscoito de arroz ou de polvilho.
Pipoca para maiores de quatro anos.
Barrinhas de cereais ou nuts (LEIA O RÓTULO)
Milho na espiga ou cortadinho com manteiga

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