Quebrar pratos, serrar madeira, sequestrar a noiva: diferentes tradições de casamentos mundo afora

Jorge Scherer, divulgação
Jorge Scherer, divulgação

O casamento envolve diversas tradições, tanto regionais quanto familiares. Por ser uma das comemorações mais antigas das sociedades, é normal que algumas dessas tradições sejam bem diferentes em alguns países.

No Brasil, por exemplo, além de jogar o tradicional buquê, a noiva também atira um pequeno Santo Antônio de pelúcia, o santo casamenteiro – e a mulher que pegar será a próxima a se casar. Outra tradição é escrever ou bordar na barra do vestido os nomes das madrinhas ou familiares que estão solteiras e querem casar.

Confira outras curiosidades de outros países

Dá lhe moeda!

Na ESPANHA, durante a cerimônia, o casal se dá de presente 13 moedas, chamadas no país de arras. Elas representam o partilhamento de todos os bens que o casal irá ganhar no futuro.

Já no MÉXICO, o noivo concede à noiva 13 moedas de ouro durante a cerimônia. Essas moedas simbolizam Cristo e seus discípulos, além de representar uma promessa do noivo para permanecer fiel à esposa.

Patinhas

Chove chuva, chove sem parar!

Na ITÁLIA, casar em dia de chuva é um sinal de sorte e felicidade. Além dessa superstição, a cama em que o casal italiano passará a noite de núpcias deve ser preparada por duas mulheres solteiras.

Só daminhas!

No REINO UNIDO e em outros lugares, em vez de madrinhas, como no Brasil, existem apenas as “damas de honra” (geralmente amigas ou parentes da noiva). Nós também usamos os pequenos de nossas famílias como daminhas de honra, mas os casamentos reais no Reino Unido contam só com os bebês. No casamento da rainha Elizabeth II em 1947, havia oito damas de honra, a maioria mais jovem do que a noiva (que tinha 21 anos). Diana teve cinco damas de honra, a mais nova das quais tinha 5 anos, e a mais velha 17 anos. Kate Middleton teve damas ainda mais jovens em seu casamento de 2011, convidando crianças de 3 anos até o altar.

pajem_casamento_crianca

Surpresa no bolo!

No PERU, as convidadas participam de uma tradição um pouco mais doce do que o lançamento do buquê. Fitas são dobradas entre as camadas do bolo de casamento. Antes de ser cortado, cada mulher pega uma fita e puxa. No final de uma delas está um anel de casamento falso. A convidada que escolher essa fita será a próxima a se casar.

Gincana da conquista!

Na RÚSSIA, os noivos têm de trabalhar muito para conquistar suas noivas. Antes do casamento, o noivo aparece na casa da noiva e pede a sua amada em casamento. Em tom de brincadeira, seus amigos e familiares se recusam até que ele pague em brindes, joias, dinheiro ou simples humilhação. Os noivos são obrigados a fazer danças bobas, responder enigmas e realizar testes de dignidade como trocar a fralda de uma boneca. Uma vez que o noivo impressiona os amigos e família com este “resgate”, ele pode encontrar sua futura esposa.

Haja amor!

Na FRANÇA, após a cerimônia de casamento, os convidados da noiva e do noivo devem coletar as sobras de bebida e os recém-casados devem beber tudo dentro de um penico.

cheers

Resgate valioso!

Na HUNGRIA, sequestrar a noiva antes do casamento costuma ser uma tradição importante. Se alguém além do noivo for capaz de sequestrá-la, isto pode ter sido um sinal de que ele não é digno de sua mão.

Banhar-se em leite!

Na tradição do MARROCOS, a noiva deve tomar um banho de leite para se purificar, antes de casar.

Gostam de celebrar!

Na ÍNDIA, as celebrações de casamento duram em média entre 3 e 5 dias, sendo que a cerimônia em si dura apenas 2 ou 3 horas. Segundo a cultura indiana popular do norte, o noivo deve chegar ao casamento em um cavalo decorado com sua família e amigos acompanhando-o com música, dança e fogos de artifício. A noiva deve usar vermelho, pois branco está relacionado à morte e apenas viúvas usam.

tumblr_m7my2nmuPq1qcmjw7

Trabalho em equipe!

O Baumstamm Sägen é um ritual da ALEMANHA que acontece logo após a cerimônia (às vezes na festa, desde que os noivos ainda estejam sóbrios) onde o casal deve cortar um tronco ao meio. O pedaço longo de madeira representa o primeiro obstáculo que os recém-casados devem superar em uma vida inteira de inevitáveis dificuldades futuras. Com uma serra de duas extremidades, eles trabalham em equipe – aplaudidos e encorajados pelos convidados – até que o tronco seja cortado, com sucesso, em dois. Impossível ser mais literal sobre o significado da parceria no casamento do que isso.

Vamos quebrar tudo?!

Ainda de acordo com a tradição alemã, antes do dia do casamento são jogadas pelos familiares louças velhas ao chão na frente dos noivos, para trazer sorte no casamento.

Na GRÉCIA, objetos também são atirados ao chão durante a celebração para dar sorte aos noivos.

Em ISRAEL, ao firmar o noivado, as mães dos noivos quebram um prato de porcelana para lembrar que quebrar um contrato de noivado é um ato grave.

Já na ESLOVÁQUIA, após a recepção do casamento, os convidados quebram copos no chão, e assim como na tradição alemã, o casal deverá limpar os cacos.

Algo azul, novo e emprestado!

Tradição originada na INGLATERRA, na época vitoriana, e muito utilizada nos casamentos nos Estados Unidos, vem da frase:

“Something old, something new,
something borrowed, something blue”.

Logo, a noiva deve carregar algo velho que pode ser alguma joia de família, um item novo que pode ser usado no look do dia do casamento, algo emprestado que pode pertencer a uma amiga ou membro da família que é importante para a noiva, e algo azul que simboliza amor, pureza e fidelidade.

Mas, tem um detalhe desta tradição que não é muito dita por aí. A tradição completa diz que tem mais um item a ser carregado.

“Something old, something new
Something borrowed, something blue
 and a silver sixpence in her shoe. (e uma moeda de prata em seu sapato)

Uma moeda de prata no sapato da noiva representa riqueza e segurança financeira. Remete à um costume escocês de um noivo colocar uma moeda de prata debaixo do pé para a boa sorte. Para a sorte ser completa, o centavo deve estar no sapato esquerdo.

algo azul

Aliás, noivinha, já sabe da novidade?

Agora temos um grupo no Facebook para chamar de nosso. Vamos compartilhar muitas novidades do mercado, dicas, tendências – e, é claro, nossas experiências. 

Acesse o link e participe: fb.com/groups/grupodenoivasdonna

Leia mais
Comente

Hot no Donna