“Efeito cebola”: como usar sobreposições para incrementar os looks de inverno

Efeito delicioso da moda, a sobreposição tem no inverno o ambiente mais propício. Unir peças diferentes, criando um novo visual conforme cada combinação, é um jogo delicioso, que incrementa o closet sem a necessidade de se adquirir novas roupas. E também é funcional, já que a gente pode subtrair alguma das peças, mantendo a personalidade do look, caso os termômetros subam, o que não é nada raro na temporada de frio do Brasil, principalmente na região Sul e Sudeste, né mesmo?

Pensando em indicar diferentes sobreposições, hoje nossa coluna vem inspirada pelo Instagram da Pati Pontalti (@patipontalti), diretora criativa DasPatrícias, fã declarada desse truquezinho cheio de charme. A ideia é mostrar como elas funcionam no dia a dia, servindo como base para você criar as próprias e inusitadas misturas. Vem com a gente!

Jaqueta jeans sob casaco de pele 

hoje tem jaqueta jeans de novo, agora sob casaco de pele ❤️ #looksdaspatricias #amojaquetajeans

A post shared by Patricia Pontalti (@patipontalti) on

A jaqueta jeans é uma peça perfeita para criar sobreposições diferenciadas. Pense nela como uma camisa – e a use como tal. Basta escolher um modelo sequinho, bem próximo ao corpo, que não gere muito volume extra, aplicações ou bordados, tá? Escolha um modelo mais clássico, na cor de sua preferência, lembrando que modelos mais escuros tendem a ter um aroma mais “elegante”, por assim dizer. Aqui ela surge sob o casaco de pele, usada com todos os botões fechados, suavizando e imprimindo um toque despojado ao look mais pesado.

Jaqueta jeans sob casaco de alfaiataria

Eis a versátil jaqueta novamente, aqui usada aberta, sob um casaco de alfaiataria. Esse visual é perfeito para “afinar” a silhueta, já que jaquetas e casacos usados abertos geram uma listra vertical mais estreita no corpo, tornando as formas mais esguias. Ah! Outra dica que a gente adora: misturinha de estampas, como listras e animal print, perfeita para incrementar peças clássicas, como a pantalona de cintura alta.

Jaqueta jeans sob jaqueta biker de couro 

saia musa da @s2gb + jaqueta jeans + jaqueta biker + over the knee ??

A post shared by Patricia Pontalti (@patipontalti) on

E não é que duas jaquetas podem funcionar muito em uma sobreposição. Brinque, ouse, invente! Neste look, a jaqueta jeans é usada fechada sob uma jaqueta biker de couro, outra peça maravilhosa para produzir sobreposições bacanas. Pense em jaquetas de pele, jaquetas bomber, jaquetas de lã, basta que o modelo que for sobrepor seja um pouquinho maior que o que estiver por baixo, tá?!

Jaqueta biker de couro sob jaqueta jeans 

diquinha de estilo que amo: duas jaquetas, biker de couro + jeans ❤️❤️ #looksdaspatricias

A post shared by Patricia Pontalti (@patipontalti) on

Bem. A gente já falou dela aí em cima e agora temos um look com ela sob a jaqueta jeans, invertendo os papéis e criando uma combinação totalmente diferente – viu?! Quantos looks podemos fazer com poucas peças?

Jaqueta biker de couro sob casaco de lã

adoro casaco + jaqueta e tô amando esta calça da @gangoficial. Ela é sequinha e tem cintura alta de verdade ❤️

A post shared by Patricia Pontalti (@patipontalti) on

O mesmo truque de alongar a silhueta, desta vez com a jaqueta de couro usada sob o casaco, usados abertos e gerando a fenda vertical que estreita o corpo, perfeito para quem quer sobrepor sem criar volumes extras e ainda “emagrecendo”. O visual fica rocker, mas bem suave.

Camisa gola laço sob moletom

que venham as cores #lookdaspatricias

A post shared by Patricia Pontalti (@patipontalti) on

Eis duas peças que são tendência, mas também são ótimas de se ter sempre no closet do hoje: moletom e camisa gola laço. Use a camisa com a gola pra fora do moletom, com a barra um pouco à mostra ou não – aí vai do gosto de cada um.

Camisa jeans sob moletom

porque eu amo um casaquinho peludo #lookdaspatricias #lookdodia #fashionable #fakefur #rosa #millenialpink

A post shared by Patricia Pontalti (@patipontalti) on

A camisa jeans é outra peça ótima para sobrepor a vestidos, casacos, moletons, como aqui nesta foto. A gola fica para fora, já a barra, depende do gosto de quem usar. A gente curte muito com a barrinha aparecendo também, para um visual mais despojado. Ah! Outra sugestão: jeans e moletom tornam o casaco de pele perfeito para usar no dia a dia sem pesar muito, sem ficar exagerado.

Confira outras colunas d’As Patrícias
:: Jaqueta jeans alongada: como usar esta peça essencial com novos ares
:: Poncho: três formas de ficar elegante com a peça neste inverno
:: Como usar skinny boots, as versáteis botas do momento

Leia mais
Comente

Hot no Donna