Encorajamento feminino: 9 lições para colocar seus planos em prática

FreePics.com
FreePics.com

“A vida é maravilhosa se você não tem medo dela”. A frase atribuída a Charles Chaplin simplifica uma ideia que gosto muito, a do encorajamento, da busca além do medo que teima em paralisar a gente. Tenho vivido dias com uma sensação de bem-estar muito boa, me sinto feliz ao olhar para o lado e ver várias amigas se realizando. Umas na conquista de sonhos profissionais, outras na maternidade e outras na ruptura do que já não servia mais. Em comum, essas mulheres têm mais do que só sonhos: elas têm planos e vontade de realizar. Isso me anima!

Você já pensou em que situações fica mais feliz? E quanto disso está presente no seu dia-a-dia? Essa provocação é feita por um guru das finanças, Gustavo Cerbasi, que afirma: “Sonhos requerem planejamento e dinheiro para ser realizados”.

A que distância você está da vida que quer levar?

Tenho amigas que estavam distantes dessa vida que desejam levar, mas se mexeram. Uma delas vendeu os móveis, voltou a morar com os pais e está poupando para viver em outro país no que vem, outra rompeu com um trabalho que não fazia sentido e está vivendo das economias até encontrar outro trabalho. Elas se planejaram para viver o sonho delas, para encontrar valor na vida que levam.

O planejamento financeiro precisa mais do que planilha de Excel, caderno ou aplicativo de celular. Essas são só as ferramentas, o mais importante é o que vai mover você, o seu propósito. Faça dele sua motivação para diminuir as despesas, substituir gastos, trabalhar mais e ter novas receitas ou até ajustar a rota e trocar de emprego. Se aproxime da vida que quer levar.

Pensar na vida que eu queria ter e nas experiências que gostaria de ter com minha família sempre me deram um gás e foram meu propósito para poupar, trabalhar, planejar. Pode parecer clichê, mas me ajudou desde novinha, quando saí de casa aos 16 anos para estudar, me mantinha animada para realizar meus sonhos. Nos livros, Cerbasi dá dicas de como transformar desejos em planos.

Courage-for-women-white-tshirt-by-fhatte-style

Passo a passo

1) Pense em algo que deseja realizar e que vai te deixar feliz
2) Do seu sonho, liste as ações que precisa para realizar
3) Coloque prazos para as ações
4) Faça uma previsão de custos para realizar as ações
5) A partir do plano, reveja seu orçamento. Se tem dívida, tente negociar
6) Foque em eliminar as dívidas
7) Separe uma parte do orçamento para o propósito que você escolheu
8) Dê-se um tempo para juntar o dinheiro que precisa
9) Vá viver seu sonho

Leia também
:: Por que não conseguimos fazer o que queremos? Dicas para lidar com a procrastinação
:: Como os relacionamentos pessoais podem ditar o rumo da sua carreira

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna