Celebração à representatividade: maquiadora produz ensaio apenas com modelos negras

Com cinco anos de carreira, a maquiadora Tatiana Goldberg percebeu que havia maquiado apenas duas modelos negras. Parece impossível, mas sei que ela não está sozinha e outros maquiadores também têm poucas oportunidades – ou até receio – de maquiar uma mulher de pele negra.

Se você tem pele mais escura, provavelmente já teve (e ainda tem) dificuldade para encontrar um maquiador que lhe agrade, afinal é difícil até obter produtos para nossa pele, mesmo que a gama específica para negras tenha aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Tatiana não se conformou com a percepção e decidiu fazer um especial de beleza negra com inspiração na força e realeza das mulheres, sem deixar para trás a cultura atual, as lutas e a imagem feminina.

– A cor da pele e os estilos diferenciados fazem parte do meu trabalho. Vendo a realidade à parte da minha, revelando essa falta de representatividade, eu não consegui ficar parada assistindo – explicou a maquiadora. O resultado foi incrível! Ainda mais que os cabelos estão o mais natural possível.

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

 

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up

A produção contou com Tatiana e seu marido Arthur Goldberg. Juntos eles confeccionaram as coroas, todas pensadas com foco na versatilidade. As fotos foram feitas pelo fotógrafo Matheus Pinho com assistência de Bruni Treiguer.

As modelos são Fernanda Farias, Fernanda Machado, Joana Souza e Lara Palhano, todas da Joy Model Management.

Confira outras colunas da Duda Buchmann
:: Negras e carecas: seis mulheres que estão rompendo padrões e que você precisa conhecer
:: Feminismo negro: livro de filósofa americana debate a situação da mulher negra no mundo
:: Superguia de produtos para cuidados com os cachos

Leia mais
Comente

Hot no Donna