Frutos do mar? Macarrão instantâneo? Os alimentos que os bebês podem consumir | Vanessa Martini

Você alimentou seu bebê exclusivamente com leite até os seis meses e agora é chegado o momento de apresentá-lo a outros alimentos. Nessa hora é comum muitas mães ficarem com dúvidas sobre o que podem (ou não) oferecer aos filhos. 

Ele pode comer bolacha? Suco de caixinha? E as famosas papinhas prontas? Claro que cada alimento funciona diferente de criança para criança, mas de um modo geral é importante estar atenta. Confira as dicas da nutricionista Rita Cherutti:

Frutos do mar

De forma alguma deve ser oferecido antes dos 2 anos de idade, devido a intoxicação alimentar e alergias que podem ser fatais.

Doces

Quanto mais tempo puder ser evitado, melhor. Preferencialmente até 1 ano de idade. Por serem calorias vazias que não trazem nenhum nutriente, podem, além de engordar, prejudicar os dentinhos.

:: Você sabe o que faz uma Baby Planner?
:: Como preparar a festa de aniversário de um ano para crianças

Bolachas

Sem recheios e integrais são boas fontes de carboidratos, podem ser usadas como recurso em um passeio, por exemplo. Deve ser oferecida a partir dos 12 meses.

Morango

Assim como os frutos do mar, devemos ter cuidado com reações alérgicas. O melhor é que seja oferecido a partir de 1 ano, sempre dando atenção aos alimentos orgânicos, evitando assim contaminações por agrotóxicos.

Danoninho

É uma fonte de proteína, porém contém conservantes. Quanto mais tempo levar para ser inserido na alimentação, melhor. Existem muitas receitas caseiras que podem ser oferecidas antes do industrializado. A idade ideal é a partir dos 12 meses.

Frutas com casca

Sempre que possível a fruta deve ser consumida in natura, com casca. Bem higienizadas, a fruta com a casca apresenta maior teor de fibras o que ajuda a criança na evacuação. Pode ser oferecida na introdução alimentar  a partir do sexto mês de vida.

Macarrão instantâneo

Não é opção de alimento nem para os adultos, quem dirá para os pequenos. São ricos em conservantes, sódio e baixo valor nutricional. Evite sempre.

Ovos

Também para evitar possíveis alergias, pode ser oferecido a partir do sexto mês mas somente a gema. A partir de 1 ano pode incluir a clara.

Café

Não deve ser oferecida aos pequenos de forma alguma. É estimulante e tem poder de desidratar.

Mel

Nunca deve ser oferecido antes dos 2 anos de idade pois pode gerar reações alérgicas graves.

10565174_708572329179409_5241187424322867434_n (1)

Gelatina

Não é uma boa fonte nutricional e é rica em corantes , melhor evitar o uso.

Papinhas industrializadas

Devem ser usadas apenas em uma emergência evitando que vire rotina. Nada melhor do que uma alimentação saudável preparada com carinho de mãe ou vovó.

Barra de cereal

Nunca! São ricas em açúcar ou aspartame o que é extremamente prejudicial para uma criança.

Suco de caixinha

Como dizem,  uma caixinha pode ser uma caixinha de surpresas. Procure usar sucos orgânicos ou feitos na hora com a frutas orgânicas. Na falta desses alimentos opte por água mesmo.

Outras colunas da Vanessa
:: Vale a pena fazer festinha de um aninho para o seu filho?
:: Como resgatar a sexualidade do casal após a chegada do bebê
:: Grupo de mães: a importância da troca de experiências entre as mamães de primeira viagem

 

Fonte: Rita Cherutti- Nutricionista, especialista em Psicologia, nutrição esportiva e Mestre em saúde da Criança e do Adolescente.

Leia mais
Comente

Hot no Donna