Como fazer geleia de bergamota: confira uma deliciosa receita caseira

Foto: Eline Prando
Foto: Eline Prando

Nada é mais gostoso do que preparar nosso alimento em casa, sabor de comida de verdade, por isso, hoje eu estou trazendo uma receita de geleia de bergamota caseira para aproveitar a época da fruta.

Nosso país possui uma riqueza inigualável quando falamos em frutas: temos à nossa disposição muitos sabores, cores e aromas. Em meio a uma verdadeira salada de frutas, precisamos aprender a fazer as escolhas corretas. Na hora de escolher, opte sempre por frutas da estação: além de mais saborosas, mais saudáveis e nos ajudam a economizar.

O inverno é época das frutas cítricas como a bergamota, mexerica ou tangerina e a oferta delas é enorme, e o preço é ótimo. Aproveite antes que acabe a safra e prepare essa deliciosa geleia.

Dica: guarde as cascas, que são ricas em sabor e você pode preparar um delicioso tempero. Confira aqui: Tempero de casca de bergamota para carnes.

 

Geleia de bergamota

Ingredientes

1 kg de bergamotas sem casca e sementes
3/4 de xícara de açúcar
Suco de 1 limão bergamota / cravo

Modo de fazer

  • Descasque as bergamotas, retire os filamentos brancos do centro e dos gomos. Corte cada gomo e retire todas as sementes.
  • Coloque as bergamotas no processador aos poucos, até obter uma espécie de pasta – mas a ideia é manter pequenos pedaços. Você também pode fazer isso no liquidificador batendo aos poucos para manter a textura.
  • Coloque o creme de bergamota em uma panela, adicione o açúcar e o suco de limão.
  • Cozinhe com a panela destampada e em fogo médio por aproximadamente 40 minutos. De acordo com a acidez de cada fruta, pode haver necessidade de aumentar um pouco a quantidade de açúcar. Experimente e faça os ajustes.
  • A geleia deve ficar brilhosa e densa. Para testar o ponto correto, coloque um pouquinho em um prato e leve ao congelador. Assim você poderá ver rapidamente como ela ficará depois de fria.
  • Coloque a geleia ainda quente em vidros recém-esterilizados, feche os vidros e vire para baixo. Deixe-os assim até que a geleia esfrie totalmente. É importante sempre usar tampas novas para garantir a durabilidade do produto. Como vocês podem ver nas fotos, não usei tampas novas, pois não tinha em casa, mas a geleia foi consumida rapidamente.

Rendimento

A geleia rendeu dois vidros de 250g e mais um pouquinho que usei para as fotos.

Leia também:
:: Duas receitas saudáveis e quentinhas com frutas para comer no inverno
:: Rápido e saudável! Como fazer biscoitos integrais com recheio de chocolate
:: Sem lactose: aprenda a fazer um delicioso bolo de banana integral

Leia mais
Comente

Hot no Donna