Dior, Gucci, Chanel, Louis Vuitton e mais: conheça o glamour dos fashion books

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Não é de hoje a relação entre o universo do luxo e a moda. E nada melhor do que bons livros para falar sobre o assunto, nos trazendo conhecimento sobre a história das grifes e sua trajetória ao longo das décadas. Afinal, o luxo e a moda também são informação, arte e cultura. Abaixo, compartilho com vocês  uma seleção de oito livros icônicos sobre grifes clássicas, símbolos de estilo e bom gosto. Adoro tê-los em casa, pois além de proporcionarem uma leitura prazerosa com imagens lindas, os fashion books também ficam ótimos como artigos de decoração. Confiram!

Dior: The Legendary Images

00c5220d

Como o próprio nome diz, o livro traz uma seleção das fotografias mais lendárias da história da Maison Dior, a começar pela luxuosa imagem de capa que eu, particularmente, adoro. Clicadas por renomados fotógrafos, as fotos contam a história da alta-costura da grife durante mais de 60 anos.

♦ Organizado por Florence Muller (Rizzoli)

Cartier Royal: High Jewelry and precious objects

00c5220f

Um dos livros que não canso de abrir para apreciar é Cartier Royal. Luxuoso, clássico e eterno, traz fotografias de joias incríveis de uma das mais conceituadas joalherias do mundo, que podem ser consideradas obras de arte. A famosa Panthère – ícone da Cartier – também está presente em suas páginas.

♦ De François Chaille (Random House)

Gucci: The Making Of

00c5220b

Editado pessoalmente pela ex-diretora criativa da grife, Frida Giannini, este livro oferece um olhar profundo sobre as origens da Gucci, sua identidade e as inovações ao longo do tempo. Traz emocionantes comentários, depoimentos e imagens inéditas. A capa é uma linda homenagem à Gucci, com suas clássicas listras em verde e vermelho.

♦ Organizado por Frida Giannini (Rizzoli)

Yves Saint Laurent

00c52209

Saint Laurent é considerado um dos designers mais influentes do século 20, e o livro dedicado a ele apresenta uma retrospectiva completa de sua carreira. Explora as diferentes fontes de inspiração que impulsionaram seu trabalho, como pinturas, esculturas, teatro, ópera, literatura e cinema.

♦ De Farid Chenoune (Harry N. Abrams)

Swarovski

00c5220a

Os mais de 120 anos de história da Swarovski são retratados neste livro, dedicado aos seus maravilhosos cristais que já embelezaram coleções de grifes como Chanel, Dior, Prada e McQueen. Gosto de deixá-lo em minha sala, na mesa de centro, e usá-lo também para decorar o ambiente – fica lindo.

♦ De vários autores (Rizzoli)

Emilio Pucci

00c5220e

Com imagens retiradas dos arquivos da Fundação Emilio Pucci, este livro conta a história da grife e de suas principais inovações no universo moda, como a introdução de tecidos leves e de uma paleta de cores vibrantes. A capa é uma atração à parte: reproduz uma das estampas originais da Pucci.

♦ De Vanessa Friedman (Taschen)

Chanel: Collections and Creations

00c52206

Trazendo na capa a camélia branca, símbolo icônico da grife, o livro Chanel: Collections and Creations está entre meus fashion books favoritos. Bem completo, gira em torno de cinco temas principais: a camélia, o terno, o little black dress, as joias e os produtos de beleza.

♦ De Daniele Bott (Thames & Hudson)

Louis Vuitton / Marc Jacobs

00c52208

Dividido em duas partes: a primeira fala sobre o trabalho desenvolvido por Louis Vuitton desde a fabricação de malas para a nobreza até a entrada da marca no mundo da moda; a segunda, sobre o papel de Marc Jacobs como diretor criativo a partir de 1997, com os novos modelos que fizeram da Vuitton uma grife-desejo.

♦ De Pamela Golbin (Rizzoli)

Leia mais
:: 10 perfis de luxo que toda fashionista precisa seguir no Instagram

:: Rendas, laços e babados: como adotar o estilo vitoriano
:: Arte na moda: Louis Vuitton lança coleção icônica inspirada em grandes pintores

Leia mais
Vídeos recomendados
Comente

Hot no Donna